Para atender produtores rurais incentivando a agricultura familiar e evitando o êxodo rural, o Governo Federal e o Governo do Paraná em parcerias com prefeituras estão viabilizando casas em alvenaria, a serem construídas na zona rural de toda a região pelo Programa Minha Casa Minha Vida, através do programa Nacional de Habitação Rural. Ao todo foram protocoladas 549 propostas junto à Caixa Econômica Federal e os processos a serem liberados devem beneficiar 19 municípios da região da Comcam. A Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento, Emater – Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural e a Cohapar – Companhia de Habitação do Paraná, são órgãos do Governo do Estado que estão conduzindo os processos junto a prefeituras e Conselhos de Desenvolvimento Rural.
O programa é dirigido para pequenos produtores rurais que enquadram em uma série de requisitos, como a produção utilizando a mão de obra familiar. Conforme projetos, as casas em alvenaria devem ser construídas com o sistema de laje e completamente adaptáveis com acessibilidade, obedecendo ainda normas ambientais. O gerente regional da Emater, Jairo Martins de Quadros explica que os projetos foram elaborados obedecendo todos os quesitos envolvendo famílias que realmente precisam do apoio.
O prefeito de Barbosa Ferraz, Edenilson Miliossi, comemora o adiantamento do processo que deve beneficiar 67 famílias no município. Ele avalia que a construção de casas populares no campo é um importante incentivo aos pequenos produtores rurais garantindo a permanência das famílias no campo com conforto e segurança. “É um sonho das famílias do campo, que em alguns casos estão há muitos anos morando em situações precárias”, afirma o prefeito Miliossi, que destaca a atuação dos governos Federal e do Estado, bem como do empenho do deputado estadual Douglas Fabrício, atualmente secretário de Estado de Esporte e de Turismo, no processo.
Já o deputado Douglas Fabrício, destaca que a construção de mais de 500 casas no campo, beneficiando praticamente toda a região é resultado de um projeto audacioso, que somente será concretizado em função da união dos governos Federal, Estadual e municípios. “É juntando forças, com empenho e seriedade que realizaremos o sonho dos produtores da agricultura familiar na região”, frisa Douglas Fabrício, lembrando do compromisso do governador Beto Richa com a Habitação.
Municípios – O projetos protocolados visam a construção de 98 moradias em Altamira do Paraná e também beneficiam os municípios de Araruna (15 moradias), Barbosa Ferraz (67 moradias), Campina da Lagoa (31 moradias), Engenheiro Beltrão (11 moradias), Farol (15 moradias), Fênix e Quinta do Sol (Grupo com 11 moradias), Iretama (52 moradias), Janiópolis (16 moradias), Luiziana (11 moradias), Mamborê (13 moradias), Moreira Sales (49 moradias), Nova Cantu (38 moradias), Peabiru (6 moradias), Quarto Centenário (10 moradias), Roncador (85 moradias), Terra Boa (9 moradias) e Ubiratã (12 moradias).