Os dois atletas de natação que foram convocados para os Jogos Parapan-Americanos de Jovens, que acontecem em São Paulo entre os dias 20 e 25 de março, estiveram na Secretaria do Esporte e Turismo do Paraná nesta segunda-feira (06 de março) para anunciar a notícia ao secretário e deputado licenciado, Douglas Fabrício.
Jhonatan Reway e Vitória Ribeiro, do Instituto Reagir, foram atletas bolsistas do programa Talento Olímpico do Paraná até a edição de 2016 e sustentam esperança de bons resultados na competição. Eles estavam acompanhados do novo presidente do Instituto Reagir, Marcelo Francisco de Oliveira, e da Neide Caetano. O Instituto Reagir, de Pinhais, vem capacitando jovens atletas de natação, atletismo e vôlei sentado.
“O carro chefe do Instituto Reagir é a natação. Conseguimos fazer os dois atletas paranaenses conquistarem a oportunidade de disputar esta importante competição. Já estamos desenvolvendo também o vôlei sentado e o atletismo, que vão gerar bons frutos para o ciclo paralímpico de 2020”, disse o presidente da entidade.
A atleta Vitória Caroline da Silva Ribeiro já está no TOP há cinco anos. Ela reconhece a importância do programa em sua formação. “É essencial este apoio para podermos nos desenvolver. Estou bem otimista e com expectativa de trazer o ouro do Parapan”, afirmou.
O nadador Jhonatan Reway, que também completou cinco anos no programa, também tem esperança de conquistar a medalha de ouro. “Comecei do zero e reconheço que ajudou muito no que precisamos para ter a prática adequada na piscina. Vamos nos dedicar para trazer nossa medalha”.
Na ocasião, o secretário Douglas Fabrício comemorou a concretização dos bons resultados advindos do programa Talento Olímpico do Paraná e o empenho do Instituto Reagir. “É uma alegria grande poder observar os resultados dos investimentos no esporte no Paraná. O programa TOP, criado pelo governador Beto Richa, é sucesso nacional. É gratificante ver atletas que são apoiados desde início da carreira conseguirem chegar a uma competição tão importante como o Parapan”, argumentou Douglas.
Jogos Parapan-Americanos de Jovens
Ao todo, 174 esportistas das 12 modalidades disponíveis no programa defenderão o Brasil na competição. Além dos competidores, a delegação ainda conta com 79 oficiais e oito acompanhantes. Onze modalidades serão disputadas no moderno Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, inaugurado em maio de 2016. Apenas o tênis em cadeira de rodas terá as partidas no clube Esperia.
Há quatro anos, em Buenos Aires, o Brasil liderou o quadro geral dos Jogos Parapan-Americanos, com 209 conquistas, sendo 102 de ouro, 65 de prata e 42 de bronze.
Nesta edição além dos dois nadadores, o estado contará ainda com os atletas TOP Maxiel Ukrasheski e Lucas Fernando dos Santos, do atletismo, Melanie Burlamarqui do tênis de mesa e o técnico de vôlei sentado, Antônio Jacinto dos Santos.