Municípios da região de Ponta Grossa debatem programas do governo
Gestores públicos de municípios que compõem a regional de Ponta Grossa da Secretaria do Esporte e do Turismo (SEET) participaram nessa quarta-feira (22 de março) do Encontro Regional de Gestores Municipais, que aconteceu no SESC Ponta Grossa. A regional é formada por 33 municípios e o objetivo foi apresentar aos prefeitos, secretários e diretores das cidades os programas nas áreas esportivas e de turismo desenvolvidos pelo governo.
Estiveram no encontro representantes de Arapoti, Carambeí, Castro, Curiuva, Fernandes Pinheiro, Guamiranga, Ibaiti, Imbaú, Imbituva, Ipiranga, Ivaí, Jaboti, Jaguariaíva, Japira, Ortigueira, Palmeira, Pinhalão, Ponta Grossa, Porto Amazonas, Prudentópolis, Reserva, São João do Triunfo, Teixeira Soares, Telêmaco Borba, Ventania, Tomazina e Wenceslau Braz.
O secretário de Estado do Esporte e do Turismo, deputado licenciado Douglas Fabrício, participou do encontro e falou sobre os desafios da política do esporte. “Esses encontros são importantes para conscientizar as pessoas de que o esporte é um instrumento para promover o desenvolvimento das cidades. Para isso devemos ter criatividade e vontade. Uma área que tem impacto econômico, educacional, na saúde e no bem estar, além de ter reflexos positivos e dinamizar o turismo com o aumento da ocupação hoteleira e de restaurantes, bem como outras 50 possíveis atividades econômicas que o turismo engloba”, comentou o secretário.
Ele apresentou aos gestores municipais o diagnóstico do cenário esportivo estadual, resultado de um estudo promovido pelo Programa “Paraná Mais Esporte”, com a participação de 372 de um total de 399 municípios paranaenses. Número que representa quase 94% do estado. O levantamento, concluído em 2016, também reuniu as principais demandas regionais.
O olhar para as necessidades e demandas das regiões e cidades foi exaltado pelo prefeito de Ponta Grossa, Marcelo Rangel, que esteve presente no evento. “Essa evento é necessário para agregar ideias importantes para a cidade e também para o estado. Assim podemos dar e receber sugestões para investir no esporte e em projetos inovadores. Estou agradecido ao secretário Douglas pelo apoio dado à Ponta Grossa e aos municípios dos Campos Gerais”, disse Rangel.
Entre os temas debatidos, estavam leis de incentivo; o Programa Talento Olímpico do Paraná, que concede 1.600 bolsas a atletas e técnicos e é o maior programa estadual de fomento ao esporte do país; as arenas multiuso, projeto lançado recentemente pela Secretaria do Esporte e do Turismo para beneficiar municípios com campos de grama sintética; o programa Nota Paraná, que também beneficia entidades esportivas sem fins lucrativos; a revitalização do Ginásio do Tarumã e os Jogos Oficiais do Estado.
O encontro foi aberto pela chefe dos escritórios regionais da secretaria, Rosangela Koch, e teve diversas palestras, entre elas a da coordenadora do Programa Nota Paraná, Marta Gambini, que falou sobre o projeto como fonte de renda para o esporte e lazer, e uma fala sobre os Jogos Oficiais e o calendário dos eventos, proferida pelos chefes das regionais de Ponta Grossa, Marcos Marcondes, e de Curitiba, Marcos Schemberger. O evento ainda contou com o apoio do Conselho Regional de Educação Física do Paraná – CREF9/PR.
O evento em Ponta Grossa foi mais um da série que está sendo realizada em todas as regionais da SEET. Ainda nesta semana a equipe da secretaria de governo estará em Cascavel e Guarapuava.