Pular para o conteúdo

março 8, 2017

Jogos Infantis do Sudoeste reunirão dois mil atletas em Pérola D’Oeste

A edição de 2017 dos Jogos Infantis dos Municípios do Sudoeste (Jimsops) devem reunir este ano cerca de dois mil jovens atletas, de 11 a 14 anos. A competição será realizada em Pérola d’Oeste. A informação foi confirmada pela nova presidente da Associação Esportiva do Sudoeste do Paraná (Aesupar), Elizabete Dias, em audiência com o secretário estadual do Esporte e do Turismo, deputado licenciado Douglas Fabrício, nesta quarta-feira (8).

Em sua 18ª edição, os Jimsops estão marcados para acontecer entre os dias 7 e 10 de setembro. A Aesupar reúne 42 municípios e a expectativa é de que crianças e adolescentes de todos eles disputem as diversas modalidades esportivas dos jogos. “Os Jimsops são importantes porque atendem uma faixa etária que tem uma demanda muito grande nos municípios”, explica Elizabete Dias.

Vice-presidente da Aesupar e secretário de Esportes de Francisco Beltrão, Otávio Muniz, o Tavico, também ressaltou a importância dos jogos para os municípios da região. “É uma categoria em que não temos muitas competições e é por isso que queremos apoiar e promover esses jogos. São crianças da base que queremos apoiar para que elas possam chegar com mais qualidade nos Jogos Oficiais do Estado”, comentou.

O secretário Douglas Fabrício ressaltou o impacto positivo dos Jimsops para os municípios participantes e garantiu apoio do governo para a realização dos jogos. “Qualquer ação que seja feita em favor do esporte, em especial para as crianças, têm que ser apoiadas. O governo Beto Richa tem procurado fazer o máximo pelo esporte no Paraná, como no caso dos Jogos Escolares, que envolvem cem mil participantes, com um investimento de R$ 15 milhões”, lembrou. “No caso dos Jogos Infantis do Sudoeste, a competição assegura à criança a possibilidade, através do esporte, de ser mais bem educada, de ter uma saúde melhor, de ser um melhor cidadão. Toda a ação voltada ao esporte temos procurado estar presentes”, concluiu.

Municípios da regional de Curitiba da Secretaria do Esporte e do Turismo conhecem programas do governo

Cerca de 70 gestores públicos do esporte e do turismo de municípios que compõem a regional de Curitiba da Secretaria do Esporte e do Turismo (Seet) participaram nessa terça-feira (7) do Encontro Regional de Gestores Municipais do Esporte em Curitiba. A regional é formada por 36 municípios. O objetivo foi apresentar aos secretários e diretores municipais, muitos em início de gestão, os programas na área esportiva e de turismo desenvolvidos pelo governo.

“É uma oportunidade para trocar ideias, apresentar os programas que a secretaria já desenvolve no governo Beto Richa há seis anos, e que são sucesso em nível nacional”, comentou o secretário Douglas Fabrício. “Queremos mostrar que o Estado do Paraná é um grande parceiro dos municípios. Em todas as cidades temos ações ligadas ao esporte ou ao turismo. Esse evento é voltado aos municípios da regional de Curitiba, mas também estamos levando essas informações às outras regiões do Paraná”, concluiu.

O secretário apresentou aos gestores municipais um diagnóstico do cenário esportivo estadual, resultado de um estudo promovido pelo Programa Paraná Mais Esporte, com a participação de 372 municípios paranaenses. O levantamento, concluído em 2016, também reuniu as principais demandas regionais.

Entre os temas debatidos estavam leis de incentivo, Programa Talento Olímpico do Paraná (que concede 1.600 bolsas a atletas e técnicos), arenas multiuso, projeto lançado recentemente pela Secretaria do Esporte e do Turismo para beneficiar municípios com campos de grama sintética, e o programa Nota Paraná, que também beneficia entidades esportivas sem fins lucrativos.

PARCERIA – Para João Carlin, secretário de Esportes de Araucária, o intercâmbio de informações com o governo é muito importante, especialmente para as novas gestões municipais. “É como se fosse um grande time. Se não tiver uma equipe unida e uma organização por trás dessa equipe, provavelmente o resultado não virá. Nós temos a intenção de levar uma fase regional dos Jogos Abertos ou da Juventude para Araucária, para começar a desenvolver mais o esporte no município, e é fundamental o Estado promover essa interligação”, disse.

O encontro em Curitiba foi o segundo de uma série de 13 previstos – Maringá já reuniu os gestores regionais.

Os participantes acompanharam ainda palestras de Diego Gurgacz, presidente do Instituto Paranaense de Ciência do Esporte, Jacó Gimennes, presidente da Paraná Turismo, Rosângela Koch, chefe dos Escritórios Regionais, Antonio Eduardo Branco, presidente do Conselho Regional de Educação Física (Cref), do supervisor de Esportes de Rendimento da Seet, Emerson Venturini (Milico) e da coordenadora dos Jogos Escolares, Marcia Tomadon. A série de Encontro de Gestores tem ainda a parceria do Nota Paraná e do Conselho Regional de Educação Física.