Pular para o conteúdo

fevereiro 16, 2017

SEET terá apoio do Ministério do Esporte para viabilizar arenas multiuso

Representantes do Ministério do Esporte estiveram em Curitiba para conhecer o projeto das Arenas Multiuso, que é uma iniciativa desenvolvida pela Secretaria do Esporte e Turismo do Paraná e, até então, inédita no país.

O secretário nacional de esporte, educação, lazer e inclusão social do Ministério do Esporte, Leandro Cruz Fróes da Silva, e o assessor Ricardo Gomyde foram recebidos pelo secretário de Esporte e Turismo do Paraná, deputado licenciado Douglas Fabrício, na visita técnica.

Eles estiveram o Ginásio Professor Almir Nelson de Almeida onde a primeira arena do Paraná foi instalada e as impressões foram positivas. O projeto é uma das ações do programa “Paraná Mais Esporte” e foi apresentado pelo secretário Douglas Fabrício.

“A mobilidade do projeto é muito interessante. Facilita a possibilidade de você aplicar a arena rapidamente dentro de uma escola ou em uma área ociosa ou degradada. É prática e versátil”, disse o secretário do Ministério do Esporte Leandro Cruz Fróes da Silva.

Já o secretário Douglas Fabricio argumentou que muitos municípios paranaenses já tem intenção de adotar a arena portátil multiuso. “Na medida em que conhecem, os prefeitos e secretários municipais de esporte passam a querer instalar devido à praticidade. Hoje o Ministério do Esporte demostrou que será um grande parceiro e ficamos contentes. E para tornar o projeto realidade também vamos contar com os deputados federais e estaduais, que garantirão emendas para viabilizar a arena em seus municípios”.

Um dos primeiros prefeitos que vai instalar a arena multiuso será Elson Greb, de Guairaçá. Ele argumenta que a agilidade na aquisição e o baixo custo são atrativos para a administração municipal investir no esporte e lazer. “É uma maneira de envolver os jovens do município em atividades saudáveis e retirá-los das ruas. As arenas serão usadas por professores que atenderão os adeptos da prática esportiva. Guairaçá agradece o secretário Douglas Fabrício e o governador Beto Richa”, diz.

Com apoio do governo, Guairaçá inicia construção de galerias pluviais

O município de Guairaçá iniciará nas próximas semanas a construção de uma ampla rede de galerias pluviais nas ruas da cidade. As obras, que deverão acabar com as enchentes no município, serão realizadas com apoio do Governo do Estado. O anúncio da parceria foi feito pelo presidente do Instituto das Águas do Paraná (Águas Paraná), Iram de Rezende, em audiência com o deputado licenciado Douglas Fabrício (secretário estadual do Esporte e do Turismo) e com o prefeito de Guairaçá, Elson Greb.

De acordo com Elson Greb, serão necessários dois mil tubos para solucionar apenas o problema emergencial de captação de água da chuva no município. “Vi as casas invadidas pela água durante as últimas chuvas. As administrações anteriores não deram a atenção necessária a esse problema e não podemos deixar a população passar por esse sofrimento”, disse o prefeito.

“Guairaçá precisa de um resgate por parte do poder público, e é isso o que o prefeito Elson Greb está buscando. Não é possível que a população sofra, perca seus móveis, seus carros, a cada chuva forte”, comentou Douglas Fabrício.

De acordo com o presidente do Águas Paraná, para receber a tubulação, basta que a prefeitura apresente um projeto técnico para a instalação. “Nosso programa de distribuição de tubos prevê o repasse de 300 unidades por etapa aos municípios. Concluindo uma das etapas, imediatamente são disponibilizados os tubos para dar sequência à obra. Sem demora e sem burocracia”, garantiu Iram de Rezende.

De acordo com Greb, ainda esta semana será solicitado ao engenheiro do município a elaboração do projeto, que deve ser concluído em no máximo 30 dias. O Águas Paraná também disponibilizará máquinas para a escavação.

“O programa de auxílio ao saneamento básico e combate à erosão implantado pelo governador Beto Richa tem, entre seus objetivos, solucionar problemas como esses”, comentou Douglas Fabrício. “São obras demoradas, mas ao longo da atual administração, a população de Guairaçá estará livre dos problemas causados pela chuva”, concluiu.