Pular para o conteúdo

fevereiro 14, 2017

Secretaria do Esporte e Turismo faz reuniões para discutir Jogos Oficiais do Estado

As reuniões de planejamento dos Jogos Oficiais do Estado, nesta ocasião em especial debatendo os Jogos da Juventude do Paraná (JOJUPs), Jogos Universitários (JUPs), Jogos Abertos (JAPs) e Jogos Paradesportivos (Parajaps), acontecem nesta semana, iniciadas na segunda-feira (13), na sede da secretaria de Estado do Esporte e do Turismo – SEET. O intuído é estabelecer os regulamentos gerais e técnicos de cada disputa.

 

Reuniram-se o presidente do Instituto Paranaense de Ciências do Esporte (IPCE), Diego Gurgacz, o coordenador de esporte da SEET, José Alberto de Campos, o chefe da Supervisão de Esporte e Rendimento, Émerson Venturini, o coordenador do paradesporto no estado, Mário Sérgio Fontes, além dos coordenadores técnicos de cada competição.

 

O deputado licenciado Douglas Fabrício, secretário do esporte e turismo, comentou sobre a tradição desses eventos: “Os Jogos Abertos acontecem há 60 anos, os Universitário são disputados há 57 e os da Juventude há 30. São instituições consolidadas do esporte do Paraná, que servem de vitrine para a revelação de atletas e também para premiar a carreira daqueles que defendem a nossa bandeira em torneios nacionais e internacionais”.

 

Apesar de não ser disputado há tanto tempo quanto os demais, o Parajaps, o caçula da turma, já se afirma como uma das principais disputas do gênero no país. “Nosso estado é muito forte no paradesporto, com diversos atletas disputando e conquistando medalhas na última Paralimpíada, e o Parajaps é, neste contexto, fundamental na criação de uma mentalidade esportiva de alto rendimento voltada ao atleta com deficiência”, disse Mário Sérgio.

 

Para José Alberto de Campos, o Betão, o planejamento e os profissionais envolvidos são fundamentais para tantos anos de sucesso dos jogos: “A secretaria desenvolve esses trabalhos com uma equipe técnica preparada e experiente, o que nos dá a certeza de que entregaremos eventos que reafirmarão ainda mais o Paraná como um dos principais polos esportivos do país”.

 

Além dos jogos mencionados, a SEET ainda organiza os Jogos Escolares, que tem no Paraná a maior competição do gênero na América Latina, com mais de 90 mil participantes em todas as suas etapas – regional, macrorregional e finais -, e os Jogos Regionais: Jogos Abertos do Vale do Ivaí (Javis), Jogos da Reforma Agrária e os Jogos Abertos do Território da Cantuquiriguaçu.

 

Confira o Calendário Oficial dos Jogos AQUI.

Arapoti reivindica reforço na segurança pública

Em audiência realizada nesta segunda-feira (13) na sede da Secretaria de Segurança Pública em Curitiba, o presidente da Associação Comercial e Industrial de Arapoti, Jeovane Varela, e o chefe de gabinete da prefeitura, Edilson Corsini, solicitaram reforço na segurança do município. A pedido do secretário estadual do Esporte e do Turismo, deputado licenciado Douglas Fabrício, eles foram recebidos pelo chefe de gabinete, Roberto Milaneze (o secretário Wagner Mesquita está em férias), pelo assessor militar da SESP, tenente-coronel Nelson Ademar Piske, pela chefe da Assessoria Civil, delegada Marcia Tavares, e assessores técnicos.

“Arapoti é um município que está em franco desenvolvimento, por isso nossa preocupação em melhorar a segurança”, comentou Varela. O município conta com sete policiais militares e o pedido é que mais dois agentes e uma viatura sejam deslocados para a cidade. De acordo com Roberto Milaneze, a solicitação será repassada ao comando do batalhão de Telêmaco Borba, responsável pelo policiamento de Arapoti. Milaneze também lembrou que o governo está comprando mil viaturas para atender as necessidades do setor.

Também foi sugerida a reestruturação do Conselho de Segurança do município. “Em alguns casos, a polícia está focada em uma área que não é a mais preocupante, e as informações trazidas pela comunidade por meio dos Consegs ajuda a planejar melhor o trabalho”, disse. De acordo com Edilson Corsini, depois de permanecer desativado por algum tempo, o Conselho de Segurança está sendo retomado no município.

O secretário Douglas Fabrício também ressaltou o trabalho realizado pelos conselhos. “Os Conselhos de Segurança são extremamente importantes para auxiliar o trabalho das polícias, porque é a população quem sabe onde estão os maiores problemas. Então, além de reforçar as solicitações de melhorias na segurança da Arapoti, entendemos que é importante também que a comunidade trabalhe em sintonia com o poder público. E já saímos daqui com a garantia do comando da segurança pública do estado de que os oficiais da região participarão ativamente desse debate”, comentou Douglas Fabrício.

Obras da cadeia pública de Campo Mourão devem ser retomadas em 45 dias

As obras da cadeia pública de Campo Mourão devem ser retomadas em até 45 dias. A informação foi dada pelo chefe de gabinete da Secretaria de Segurança Pública (Sesp), Roberto Milaneze, ao secretário do Esporte e do Turismo do Paraná, deputado licenciado Douglas Fabrício, e ao prefeito do município, Tauillo Tezelli, em audiência nesta segunda-feira (13) em Curitiba.

Também participaram da reunião o assessor militar da SESP, tenente-coronel Nelson Ademar Piske, a assessora civil, delegada Marcia Tavares, e assessores técnicos. O secretário de Segurança, Wagner Mesquita, está de férias, mas determinou que sua equipe prestasse os esclarecimentos.

De acordo com a Sesp, a cadeia pública, que terá capacidade para 382 detentos, teve as obras paralisadas devido a problemas técnicos com o projeto. Solucionados os problemas, o governo aguarda apenas o aval da Caixa Econômica Federal para que a construtora retome as obras. A expectativa é de que até o final do ano o complexo esteja em funcionamento, já que, entre todos os presídios previstos para o estado, a cadeia de Campo Mourão é prioridade para o governo.

Já a unidade prisional do semiaberto teve a desistência da empresa que venceu a concorrência, e será necessária uma nova licitação. “Recebemos a boa notícia de que a cadeia pública é prioridade no governo e está bem encaminhada. Vamos agora ficar atentos para o presídio do semiaberto, e solicitar assim que possível a abertura de licitação”, comentou Tauillo.

Para o deputado Douglas Fabrício, a prioridade para a cadeia de Campo Mourão demonstra a atenção e a preocupação do governo com o município e a região. “É uma obra muito importante para a segurança de toda a região. Infelizmente houve problemas burocráticos que atrasaram a execução, mas recebemos a garantia de que a cadeia pública será a primeira a ser entregue no estado. Devemos agradecer a atenção dispensada pelo governador Beto Richa e, a partir de agora, ficaremos atentos para solicitar também a nova licitação do semiaberto”, comentou Douglas Fabrício.

Douglas Fabrício e prefeito de Guairaçá pedem reforço na segurança do município

O deputado licenciado Douglas Fabrício, secretário estadual do Esporte e do Turismo, e o prefeito de Guairaçá, Elson Greb, estiveram nesta segunda-feira (13) na Secretaria de Segurança Pública (Sesp) do Paraná. O objetivo foi solicitar reforço na segurança do município.

A audiência foi agendada pelo secretário de Segurança, Wagner Mesquita, que está de férias, mas determinou que a equipe técnica do órgão recebesse e estudasse as reivindicações. Elson Greb e Douglas Fabrício foram recebidos pelo chefe de gabinete, Roberto Milaneze, pelo assessor militar da SESP, tenente-coronel Nelson Ademar Piske, pela chefe da Assessoria Civil, delegada Marcia Tavares, e assessores técnicos.

“Viemos solicitar reforço na segurança porque, mesmo Guairaçá sendo uma cidade pequena, a violência está em todo lugar”, explicou Elson Greb. “Já temos a perspectiva de entrega de uma viatura, mas também precisamos de pelo menos mais um policial. Colocamos essa situação para o secretário Douglas Fabrício, que sempre esteve atendo aos problemas da região, e ele se prontificou a nos auxiliar nesta demanda”, concluiu.

O município de Guairaçá é atendido pelo 8° Batalhão da Polícia Militar, sediado em Paranavaí. O município, de pouco mais de seis mil habitantes, tem quatro policiais militares. “Vamos entrar em contato com o comando do 8° Batalhão para verificar a possibilidade de reforçar o efetivo de Guairaçá”, comentou o coronel Piske. Novos policiais contratados pelo governo que se formaram em janeiro já se apresentaram em Maringá, onde fica o comando regional, e serão distribuídos de acordo com as necessidades dos municípios.

“Vamos acompanhar o prefeito Elson Greb em uma audiência com o comando do 8° Batalhão para apresentar as demandas do município”, comentou o secretário Douglas Fabrício.

O secretário lembrou que as demandas regionais sempre vêm sendo atendidas pelo governo, não só na área da segurança. Situação que só é possível graças ao ajuste nas contas públicas realizado no estado. “Acreditamos que, assim como tem feito em outras áreas na nossa região, o governador Beto Richa se sensibilizará com as reivindicações”, concluiu.