Pular para o conteúdo

Chilenos vêm ao Paraná conhecer Parajapas

Uma delegação chilena esteve em Curitiba esta semana acompanhando a realização dos Jogos Paradesportivos do Paraná – Parajaps, que este ano chega em sua quinta edição. A equipe de três pessoas, ligada a uma instituição de apoio ao paradesporto no país vizinho, quer repetir a experiência paranaense.

“Conhecemos os Parajaps a partir da formação da equipe HSR TEAM, que trabalha com Handebol em Cadeira de Rodas e que esteve em Foz do Iguaçu em 2014”, explicou Pamela Aracena. Ela estava acompanhada ainda dos professores Tamara Rivas e Oscar Hernandes.

“A visita de profissionais da área do esporte do Chile comprova a importância e a boa repercussão dos Parajaps, maior evento paradesportivo em âmbito nacional. A equipe veio conferir algumas modalidades que são praticadas no Brasil e ainda não possuem adeptos naquele país”, comentou o secretário do Esporte e do Turismo, deputado licenciado Douglas Fabrício, que acompanhou a visita dos chilenos.

O contato dos chilenos com os Parajaps vem desde 2012, quando o médico Raul Smith Plaza visitou o Paraná e, a partir do que viu nos Parajaps, implantou o Departamento de Esportes em oito das 13 unidades do Teleton, no Chile.

“Este ano conseguimos apoio para vir aos Parajaps para podermos buscar implantar esta fantástica quantidade e qualidade de modalidades paradesportivas na Fundação AdCor, que é a instituição a que estamos ligados”, explicou Pamela.

Para ela, os Parajapas são um exemplo a ser seguido por outros estados e países. “Para nós osParajaps são um modelo de investimento no paradesporto e deve ser replicado para outros países da América do Sul. Um dos aspectos que observamos é que os paratletas podem participar de uma competição que envolve muitas modalidades, é um momento especial de intercâmbio e convivência, principalmente pela qualidade dos jogos e das equipes”, finalizou.

O coordenador do Paradesporto da Secretaria do Esporte e do Turismo (Seet), Mario Sérgio Fontes, falou da importância do trabalho que é desenvolvido para a pessoa com deficiência. “A política pública do nosso estado voltada à pessoa com deficiência no segmento do esporte é uma referência nacional e internacional. Para nós é uma satisfação grande saber que o nosso trabalho, a nossa proposta, estásendo bem compreendida, e sem dúvida nenhuma abraçado com todo o carinho pelo Governo do Estado do Paraná”, comentou.

Para o secretário Douglas Fabrício, esta edição dos Parajaps revela que o esporte adaptado cresce com qualidade no estado e no país. “É a confirmação de que o Paraná sai na frente com investimentos na formação de nossos paratletas de rendimento”, disse.

Os Parajaps são realizados pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Esporte e Turismo, em parceria com a prefeitura de Curitiba e com apoio da Universidade Positivo.

Outras notícias