Pular para o conteúdo

Simpósio reúne especialistas para debater Política de Esportes do Paraná

Começou nesta quarta-feira (09) o Simpósio “Política de Esportes: Desafios e Compromissos com o Futuro”, promovido pelo Governo do Estado para debater com a comunidade a nova Política de Esportes do Paraná. O evento de três dias, realizado no Colégio Militar de Curitiba, em parceria com a Escola de Gestão do governo, reúne 125 participantes entre professores de educação física, representantes de universidades, gestores e representantes de federações esportivas, clubes e entidades do terceiro setor que desenvolvem o esporte, entre outros especialistas da área.

Na abertura do simpósio, o secretário do Esporte e do Turismo, deputado licenciado Douglas Fabrício, ressaltou que uma discussão semelhante foi feita na área do turismo, com a criação do MasterPlan 2026, um debate que envolveu todo o trade turístico. “O esporte tem ligação direta com o turismo. A atividade também ajuda na geração de emprego e renda. Mas ajuda ainda na área da educação, saúde, segurança pública, na área social e na integração de pessoas”, destacou. “O trabalho atual começou há quase dois anos, com o Programa Paraná Mais Esporte, que realizou um diagnóstico da atual situação e das principais necessidades dos municípios”, relembrou Fabrício.
Foi a partir do diagnóstico, que envolveu 372 municípios, que a Secretaria do Esporte e do Turismo, em parceria com diversas entidades ligadas ao esporte, elaborou a Política de Esportes do Paraná.
“Nosso estado tem sido uma vanguarda no desenvolvimento do esporte. Tenho certeza que desse encontro muito vai se produzir para o que nos aguarda nos anos vindouros. Tenho certeza que a Política de Esportes do Paraná vai desenvolver uma série de atividades que, com certeza, serão de grande importância para o nosso estado”, afirmou o comandante do Colégio Militar, coronel Sérgio Mesquita dos Santos, na recepção aos participantes.
DISCUSSÃO – O seminário “Desafios da Gestão Estratégica no Esporte” foi a primeira atividade do evento. O palestrante Alexandre Borges, diretor do Instituto Publix, chamou a atenção para a governança de resultados. “Não basta fazer o seu melhor. Atuando sozinho não se alcança resultados sustentáveis. A própria Politica de Esportes só poderá ser implantada se houver comprometimento de todas as entidades envolvidas. E não se gera comprometimento se cada um da equipe não souber claramente o seu papel no todo. Por isso, é fundamental a participação dos municípios, das federações, dos clubes nessa discussão”, comentou.
Primeiro paranaense a disputar uma Olimpíada na esgrima, em Londres 2012, repetindo o feito na Rio 2016, Athos Schwantes, 12 vezes campeão brasileiro na espada, falou sobre a carreira e as dificuldades enfrentadas até se tornar um atleta profissional. Ele destacou a importância dos patrocínios e do trabalho em equipe para o esporte. “O Talento Olímpico do Paraná é o maior programa de bolsas para atletas entre todos os estados e tenho muito orgulho de fazer parte desse time”, afirmou.
Antônio Eduardo Branco, presidente do Conselho Regional de Educação Física (Cref), ressaltou a importância de se apoiar os grandes talentos do esporte desde o início da carreira. “A escola &
eacute; a base de tudo isso. Precisamos nos preparar para atender os jovens na escola”, afirmou.
O pesquisador Pablo Juan Greco abordou também a importância do esporte na vida das crianças e adolescentes. “Não temos que pensar apenas no ensino e no aprendizado, mas também na detecção de talentos”, disse. Greco será o responsável ainda pela abordagem metodológica da Política de Esportes nos próximos dois dias de evento.
POLÍTICA DE ESPORTES – Quem apresentou detalhes da Política de Esportes do Paraná foi o professor Dilson Martins, da Assessoria de Ação Estratégica da Secretaria do Esporte e do Turismo. O documento, que fundamenta as ações públicas do setor para os próximos anos, foi construído a partir da realidade e demandas apresentadas pelos municípios que participaram das discussões, ao lado das mais variadas entidades esportivas.
As palestras tiveram tradução simultânea em linguagem de libras.
PRESENÇAS – Também estiveram presentes no primeiro dia de simpósio o diretor da Sanepar Mario Celso Cunha, o presidente do Instituto Paranaense de Ciência do Esporte (IPCE), Diego Gurgacz, Neli Pereira da Rocha, da Escola de Gestão, o coordenador de Esportes, José Alberto de Campos, a coordenadora de Ação Estratégia, Joselene dos Anjos, e a chefe dos Escritórios Regionais, Rosângela Koch, todos da Secretaria do Esporte, além do representante da Secretaria de Educação, Aluísio Rosa.

Cantuquiriguaçu homenageia Governo do Estado pela realização dos Jarcans

Durante o simpósio, a presidente da Associação dos Municípios da Cantuquiriguaçu e prefeita de Virmond, Lenita Mierzva, fez uma homenagem ao Governo do Estado pelo apoio na realização dos Jogos Abertos do Vale da Cantuquiriguaçu (Jarcans). A prefeita entregou uma placa ao secretário do Esporte e do Turismo, Douglas Fabrício. “Em nome dos prefeitos da Cantuquiriguaçu venho fazer esse agradecimento ao secretário do Esporte pelo apoio, pois para nós, os Jarcans são como as Olimpíadas”, afirmou Lenita. “Se não fosse o apoio do secretário e do governador Beto Richa, não seria realizado esse sonho”, disse. 
Os Jarcans foram realizados em agosto, com sede compartilhada entre Cantagalo e Virmond, e reuniram três mil atletas de 18 municípios da região.

Outras notícias