Pular para o conteúdo

Paraná é vice-campeão dos Jogos Escolares da Juventude

Mantendo a tradição de boas colocações nos Jogos Escolares da Juventude, competição organizada pelo Comitê Olímpico do Brasil entre os melhores estudantes atletas do país, o Paraná terminou a edição 2016 em segundo lugar na classe A, para jovens de 15 a 17 anos. Conhecida no meio estudantil como “Força Verde”, a delegação paranaense conquistou 43 medalhas, sendo superada apenas por São Paulo. Em setembro, os estudantes paranaenses já haviam conquistado o inédito título de campeões da classe B, para atletas de 12 a 14 anos, comprovando o avanço do esporte escolar no estado.

O Paraná continua mostrando seu valor ao País, com mais esta vitória conquistada em João Pessoa”, afirmou o governador Beto Richa, ao parabenizar a delegação paranaense à época. “A escalada que tivemos nesta categoria, desde 2013 vice-campeões e agora campeões, é de emocionar qualquer um. Este é o prêmio por se acreditar e investir em esporte. Parabéns a todos os meninos e meninas que representaram nosso estado”.

O secretário do Esporte e do Turismo, deputado licenciado Douglas Fabrício, também comemorou o resultado. “A participação do Paraná mais uma vez foi espetacular. Esse vice-campeonato na fase A mostra a força que o Paraná tem. Não é por acaso que é conhecido como a Força Verde em nível nacional”, disse. “Esse é o resultado do trabalho feito pelo Governo do Paraná e pelos municípios que investem e querem cada vez mais que o esporte seja referência como formação educacional dos nossos jovens. Parabéns a todos”, comentou.

DISPUTAS – Os destaques nas modalidades coletivas foram os títulos no basquetebol masculino para o Colégio Luterano Rui Barbosa, de Marechal Cândido Rondon, conquista inédita para o Paraná, e nfutsal feminino, para o Colégio OPET Bom Retiro, de Curitiba.

A decisão do título no basquetebol masculino, contra o Colégio Vasco da Gama (RJ), foi épica. A equipe do Rui Barbosa manteve o equilíbrio no placar na maior parte do jogo, oscilando em no máximo dois pontos. Porém, essa diferença foi para oito pontos de vantagem para a equipe carioca nos últimos minutos da partida. O Paraná reagiu e buscou a diferença, empatando a partida com quatro arremessos seguidos. O último ponto veio após o segundo arremesso do pivô Jorge em uma falta sofrida aos cinco segundos finais. A partida encerrou em 50 a 49, consagrando o colégio na conquista inédita do Paraná na modalidade e naipe.

Muito emocionado, o técnico Guilherme Roma, atribuiu a vitória à garra do time que não desistiu em nenhum momento. “Quero agradecer principalmente aos meus atletas. Meu Deus, esses moleques foram guerreiros demais. Eles acreditaram que era possível e viraram o jogo. A gente queria ficar entre os quatro, já estava bom demais, mas ser campeão é muito melhor. Isso coroa o esforço de cada um deles diariamente. Viemos de uma cidade do interior do Paraná, com 40 mil habitantes, muitos não acreditavam e nem conheciam a gente e hoje somos campeões brasileiro,” desabafou Roma.

Se na final do basquetebol a partida foi tensa, na decisão do futsal as meninas do OPET deram um show em quadra, com mais tranquilidade no placar. Após encerrar o primeiro tempo em 2 a 0, o colégio voltou com força total e goleou a Escola Estadual José Mota (AM), encerrando a partida em 6 a 0. A artilheira da partida foi a pivô Luana Grabias, com três gols.

Para o técnico campeão, Sandro Mendes, essa conquista um ano após o rebaixamento é mérito de cada uma das atletas. “Essa vitória tirou um caminhão das minhas costas e elas estão de parabéns por tudo que fizeram na competição e durante toda a preparação para chegar até aqui. Estou muito orgulhoso de todas”, declarou o técnico.

Na disputa de terceiro e quarto lugares do basquetebol feminino, o Colégio COC Semeador, de Foz do Iguaçu, derrotou por 73 a 43 a Escola Rural (RS) e ficou com a medalha de bronze.

Obstinado, o Colégio Estadual Olavo Bilac, de Sarandi, entrou com tudo em quadra e também garantiu o bronze após vitória por 25 a 20 sobre o Colégio Industrial de Lages (SC).

No voleibol mais duas medalhas de bronze foram conquistas. No feminino, o Colégio Expoente Água Verde enfrentou o COC Uberlândia (MG) e venceu com facilidade por 3 sets a 0 (25/23, 25/17 e 25/6). Já no masculino, Colégio Neo Master levou um susto no segundo set, mas acabou sendo superior na partida e encerrou em 3 sets a 1 (25/23, 17/25, 25/16 e 25/13), garantindo o bronze sobre o Colégio Sinodal (RS).

No futsal e handebol, no naipe masculino, o Paraná disputará o torneio no próximo ano na segunda divisão. O futsal feminino volta à primeira divisão e se junta às demais equipes que permaneceram na elite.

TALENTO OLÍMPICO – Entre os atletas participantes das modalidades coletivas, sete são bolsistas do TOP 2016. No basquetebol feminino: Tayen Miranda e Pâmela Silva; no masculino: Raul Eiras e Guilherme Brandalize; no voleibol feminino: Milena Miranda e no masculino: Guilherme Sguario e Lucas Guerreiro.

O Paraná se destacou também nas modalidade individuais, responsáveis por 37 das 43 medalhas conquistadas. (Confira neste link o desempenho)

Os Jogos Escolares da Juventude são organizados e realizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), correalizados pelo Ministério do Esporte e Grupo Globo, com apoio do Governo da Paraíba e patrocínio máster da Coca-Cola.

Confira a cobertura completa em www.jogosescolares.pr.gov.br

Acompanhe a fanpage dos Jogos Escolares: www.facebook.com/jogosescolaresdoparana

QUADRO DE MEDALHAS

ATLETISMO

OURO – 400m rasos – Eder Henrique Candim, do Colégio Estadual Tancredo Neves, de Medianeira 

PRATA – Lançamento de disco – Caroline Elias de Almeida, do Colégio Estadual Tancredo Neves, de Medianeira

PRATA – Salto em distância – Weslley Beviláqua Beraldo, do Colégio Estadual Dr. Duílio Beltrão, de Tamboara

BRONZE – 110m com barreiras – Weslley Beviláqua Beraldo, do Colégio Estadual Dr. Duílio Beltrão, de Tamboara

BRONZE – 200m rasos – Rafaela Neves Zen, do Colégio Estadual Presidente Costa e Silva, de Cascavel

BASQUETEBOL

Feminino 

BRONZE – Colégio COC Semeador, de Foz do Iguaçu

Masculino

OURO – Colégio Luterano Rui Barbosa, de Marechal Cândido Rondon

CICLISMO

PRATA – Contrarrelógio – Amanda Kunkel, do Colégio Estadual Tomaz Edison de Andrade Vieira, de Maringá

OURO – Prova por pontos – Amanda Kunkel, do Colégio Estadual Tomaz Edison de Andrade Vieira, de Maringá

PRATA – Prova por pontos – Esther da Silva Cruz, do Colégio Paraná, de Maringá

PRATA – Prova por pontos – Bruno Martins, do Colégio Estadual Eleodoro Pereira, de Cascavel

OURO – Estrada individual – Amanda Kunkel, do Colégio Estadual Tomaz Edison de Andrade Vieira, de Maringá


FUTSAL

Feminino

OURO – Colégio OPET Bom Retiro, de Curitiba

 

GINÁSTICA RÍTMICA 

OURO – Equipe – Heloisa Bornal, do Colégio Estadual Professora Margarida de Barros, de Londrina e Bárbara Domingos, do Colégio Estadual Guaíra, de Curitiba

OURO – Individual geral – Bárbara Domingos, do Colégio Estadual Guaíra, de Curitiba

OURO – Bola – Bárbara Domingos, do Colégio Estadual Guaíra, de Curitiba

OURO – Fita – Bárbara Domingos, do Colégio Estadual Guaíra, de Curitiba

OURO – Arco – Bárbara Domingos, do Colégio Estadual Guaíra, de Curitiba

OURO – Arco – Heloisa Bornal, do Colégio Estadual Professora Margarida de Barros, de Londrina 

PRATA – Bola – Heloisa Bornal, do Colégio Estadual Professora Margarida de Barros, de Londrina

PRATA – Individual geral – Heloisa Bornal, do Colégio Estadual Professora Margarida de Barros, de Londrina

HANDEBOL

Feminino

BRONZE – Colégio Estadual Olavo Bilac, de Sarandi

JUDÔ

BRONZE – Médio (até 81kg) – Giovanni Mangini, do Colégio Erasto Gaertner, de Curitiba

BRONZE – Meio-médio (até 73kg) –  Gabriel Adriano, do Colégio Bom Jesus, de Curitiba

OURO – Equipe feminina

NATAÇÃO

OURO – 100m borboleta – Sanny Marques, do Colégio Dom B
osco Batel, de Curitiba

OURO – 100m borboleta – Júlio Nobuyuki Ito, do Colégio Nobel, de Maringá

PRATA – 50m livre – Maria Eduarda Pereira, Colégio Dom Bosco Batel, de Curitiba 

OURO – 100m peito – Stefan Kaminski, do Colégio Positivo, de Curitiba

OURO – 50m borboleta – Júlio Nobuyuki Ito, do Colégio Nobel, de Maringá

OURO – 50m peito – Stefan Kaminski, do Colégio Positivo, de Curitiba

PRATA – 100m costas – Maria Eduarda Pereira, Colégio Dom Bosco Batel, de Curitiba

PRATA – Revezamento 4x50m medley feminino

PRATA – Revezamento 4x50m medley masculino

TÊNIS DE MESA

OURO – Equipe feminino –  Daniela Yano, do Colégio Ateneu, de Londrina e Jully Nagao, do Colégio São Francisco Xavier, de Maringá

BRONZE – Equipe masculino –  Lucas Henrique Nomura, do Colégio Estadual Conselheiro Carrão, de Assaí e Gustavo Miura, do Colégio São Francisco Xavier, de Maringá 

OURO – Dupla feminina – Daniela Yano, do Colégio Ateneu, de Londrina e Jully Nagao, do Colégio São Francisco Xavier, de Maringá

PRATA – Dupla masculina – Lucas Henrique Nomura, do Colégio Estadual Conselheiro Carrão, de Assaí e Gustavo Miura, do Colégio São Francisco Xavier, de Maringá

BRONZE – Dupla mista – Jully Nagao, do Colégio São Francisco Xavier, de Maringá e Gustavo Miura, do Colégio São Francisco Xavier, de Maringá

BRONZE – Dupla mista – Daniela Yano, do Colégio Ateneu, de Londrina e Lucas Henrique Nomura, do Colégio Estadual Conselheiro Carrão, de Assaí 

PRATA – Individual – Daniela Yano, do Colégio Ateneu, de Londrina

 

VOLEIBOL

Feminino

BRONZE – Colégio Expoente Água Verde, de Curitiba

BRONZE – Colégio Neo Master, de Ponta Grossa

Outras notícias