Ágatha Bednarczuk, medalhista de prata em vôlei de praia nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, foi recebida pelo governador Beto Richa e pelo secretário do Esporte e Turismo do Paraná, deputado Douglas Fabrício, nesta segunda-feira (29) no Palácio Iguaçu.
Na ocasião, a atleta falou como foi a experiência de conquistar uma medalha nos jogos olímpicos realizados em seu país. “É outra sensação entrar em uma arena e disputar medalha no Brasil. Esta medalha é de todos nós. E estou recebendo muito carinho e tendo muitas atividades para fazer”, comentou.
Após dizer que já começa a pensar na preparação dos Jogos Olímpicos de 2020, Ágatha aproveitou para mencionar a importância do programa Talento Olímpico do Paraná, que concede bolsas de incentivo para atletas. “Este programa faz uma grande diferença principalmente para atletas que estão iniciando. Com o TOP, o atleta tem mais chance de se profissionalizar e se dedicar”, argumenta.
O governador Beto Richa argumenta que a conquista da prata simboliza o sucesso do Talento Olímpico do Paraná. “Com o TOP, percebemos que a evolução do atleta é muito grande. Estamos satisfeitos. Desde que o programa surgiu, aumentamos constantemente o valor e a quantidade das bolsas”, disse o governador.
Já o secretário do Esporte e Turismo do Paraná, deputado Douglas Fabricio, diz que o TOP é o maior programa de incentivo ao esporte do Brasil em âmbito estadual. “Esta conquista é muito importante para o Paraná e o Brasil. A medalha de prata é a confirmação dos bons resultados”, diz o secretário. Ele ainda menciona que em 2016 o TOP chegou a incluir 1600 bolsistas.
CONQUISTA – Ágatha a parceira, a carioca Bárbara Seixas (que, após os jogos, anunciou o fim da dupla), enfrentaram a dupla Ludwig/Walkenhorst, da Alemanha, na final. O jogo terminou 2 sets a 0, com parciais de 21×18 e 21×14.
Criada em Paranaguá, onde tem um projeto social de vôlei, Ágatha é, junto com Bárbara, a atual campeã do circuito mundial, além de ter conquistado a Copa do Mundo 2015, realizada na Holanda. O resultado garantiu à dupla a vaga para a Olimpíada.
Ágatha é bolsista do Programa Talento Olímpico do Paraná – TOP 2016 e faz parte de um total de 34 atletas e paratletas, em 19 diferentes modalidades, que se classificaram para os jogos no Rio de Janeiro.