Começa no próximo dia 12 e segue até 20 de agosto a fase final A (15 a 17 anos) da 63ª edição dos Jogos Escolares do Paraná (JEPs). As finais, que irão reunir mais de 6,5 mil pessoas, entre atletas, técnicos/professores, árbitros e organizadores, serão realizadas em Arapongas, no norte do Estado. Com pouco mais de 115 mil habitantes, o município está com tudo pronto para a competição.
Os grupos de cada modalidade foram definidos no final de julho, na sessão preliminar dos jogos. Serão disputadas cinco modalidades coletivas na categoria regular (basquete, futsal, vôlei, vôlei de praia e handebol) e duas na ACD (Atletas Com Deficiência): basquete masculino e futsal feminino.
Nas modalidades individuais haverá disputas no atletismo, badminton, ciclismo, ginástica rítmica, judô, lutas, natação, skate, taekwondo, tênis de mesa e xadrez. No ACD, os atletas disputarão atletismo, bocha, golf 7, ginástica rítmica, judô, natação, tênis de mesa e judô.
As Finais A encerram os Jogos Escolares em 2016. Para chegar até aqui, as equipes e atletas passaram pelas fases municipal, regional e macrorregional. Os campeões estaduais representarão o Paraná nos Jogos Escolares da Juventude, em João Pessoa-PB, entre 10 e 19 de novembro. As finais B, disputadas em julho em Apucarana, garantiram a presença de 188 atletas paranaenses nos Jogos Escolares da Juventude para atletas entre 12 e 14 anos, que também serão disputados em João Pessoa, a partir de 20 desetembro.
O Secretário do Esporte e do Turismo do Paraná, deputado Douglas Fabrício, destacou a parceria estado e prefeitura. “Todo o investimento no esporte, soma com a educação, saúde e segurança, ajudando a desenvolver a cidadania como um todo. Por isso estou honrado de participar desse momento e agradeço a parceria que a prefeitura de Arapongas tem com o Governo do Estado”, afirmou.
Os Jogos Escolares do Paraná são realizados pelo Governo do Estado, por meio das Secretarias da Educação e do Esporte e do Turismo, em parceria com os municípios.