Pular para o conteúdo

agosto 17, 2016

Projeto Angra Doce vai potencializar o turismo regional

O secretário do Esporte e do Turismo, deputado Douglas Fabrício, participou de uma reunião para debater o Projeto Angra Doce. O projeto, que tem a parceria das Nações Unidas, prevê a concretização do potencial turístico e o desenvolvimento sustentável da região denominada Angra Doce, que engloba cinco municípios paranaenses e dez paulistas, banhados pelos rios Itararé e Paranapanema. O nome foi inspirado no município de Angra dos Reis, devido à semelhança entre as duas regiões.

Os municípios paranaenses beneficiados pelo projeto são Jacarezinho, Ribeirão Claro, Carlópolis, Salto do Itararé e Siqueira Campos,  no Norte Pioneiro do Estado.

A proposta inicial é Identificar as oportunidades turísticas relevantes, assegurar o acesso a esses locais, capacitar pessoal para o trabalho e atuar conjuntamente na divulgação dos atrativos. A região é propícia para o turismo de aventura, rural, náutico e esportivo.

Na reunião, coordenada pela Secretaria Estadual de Planejamento, foi assinada uma manifestação de interesse dos municípios da região em participar do projeto inovador do Programa Cidades do Pacto Global das Nações Unidas para o desenvolvimento sustentável.

"Vamos dar todo o apoio no sentido de incentivar o desenvolvimento sustentável da região e proporcionar aos municípios um melhor aproveitamento de suas potencialidades turísticas", comentou Douglas Fabrício. "A maioria dos municípios da região é de até 20 mil habitantes e podem ter no turismo e no esporte de aventura um grande incremento em suas economias locais para que possam investir no bem estar da população", concluiu.

Livro sobre o Futsac conta a história do primeiro esporte criado no Paraná

A obra “O nascimento de um esporte” lançada esta semana na filial das Livrarias Curitiba do shopping Estação conta a história do primeiro esporte criado no Paraná. De autoria do presidente da Confederação Brasileira de Futsac, Marcos Juliano Ofenbock, o livro expõe a origem da modalidade que surgiu há 14 anos no estado e apresenta de maneira oficial pela primeira vez as regras do Futsac.

“O Futsac é o primeiro esporte criado no Paraná e, também, de quadra surgido no planeta no século XXI. Com sua prática já tivemos avanços como a lei estadual sancionada pelo governador Beto Richa, que incentivou sua inclusão na secretaria de Educação como hora treinamento. Mesmo sendo novo, já é bem praticado em municípios como Japira, Ibaiti e Mallet”, afirma o autor e criador da modalidade.

O secretário do Esporte e Turismo, deputado Douglas Fabrício, recebeu o livro em mãos do autor. “Este livro entra no mercado editorial com a importante missão de difundir as regras e a história do Futsac, que e a cada dia cativa mais adeptos”, afirma Douglas.

Origem

O Futsac – mistura de futevôlei, tênis e futebol – foi reconhecido em 2015 pelo Ministério do Esporte e aprovado por lei pelo governo do estado e prefeitura de Curitiba. Atualmente, o esporte está organizado com federações em Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, além de ter uma confederação brasileira e uma federação internacional na Suíça.

Guaraniaçu conquista os Jarcans 2016

Com 131 pontos marcados nos dois finais de semana de competição, Guaraniaçu é a campeã geral dos Jogos Abertos da Cantuquiriguaçu (Jarcans) 2016. Em segundo, ficou Laranjeiras do Sul, com 105 pontos, e em 3º, Quedas do Iguaçu, com 97 pontos.

Para o secretário estadual do Esporte e do Turismo, deputado Douglas Fabrício, o resultado equilibrado revela a força do esporte regional. "Desde que assumimos a secretaria, sob orientação do governador Beto Richa, estamos incentivando ainda mais as competições regionais. O sucesso dos Jarcans 2016 revela o grande potencial esportivo regional e mostra a preocupação que os municípios têm com o tema. Estão todos os participantes, especialmente os municípios de Virmond e Cantagalo, de parabéns", comentou.

A competição foi encerrada neste domingo, 15, em Cantagalo e Virmond, que sediaram esta edição dos jogos. Os Jarcans 2016 tiveram novidades. Uma das sedes, Virmond, conquistou pela primeira vez o título no futebol. Jogando o Estádio Azulão, a equipe tinha como desafio vencer Guaraniaçu. O título veio após uma partida duríssima com placar de 1 a 0. Título comemorado com muita alegria com a torcida.

MODALIDADES – Rio Bonito do Iguaçu levou a melhor no handebol masculino e garantiu a medalha do ouro. A equipe de Futsal Feminino de Laranjeiras do Sul conquistou a medalha de ouro vendendo Reserva do Iguaçu, garantindo assim o vice-campeonato na classificação geral.

No bolão masculino, Guaraniaçu ficou com a medalha de ouro e Rio Bonito do Iguaçu com a prata. No feminino deu Guaraniaçu com a medalha de ouro e a prata ficou com as meninas de Foz do Jordão.

Em um dos jogos mais disputados neste certame, a equipe de futsal também garantiu a medalha de ouro, derrotando a fortíssima equipe de Reserva do Iguaçu pelo placar de 4 a 3.

Dividido em duas etapas – a primeira realizada no final de semana passado -, os Jogos Abertos da Cantuquiriguaçu (Jarcans) reuniram mais de 3 mil atletas em 14 modalidades. São 19 municípios participantes. O evento foi realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Esporte e do Turismo, em parceria com os municípios.