Projeto Angra Doce vai potencializar o turismo regional
O secretário do Esporte e do Turismo, deputado Douglas Fabrício, participou de uma reunião para debater o Projeto Angra Doce. O projeto, que tem a parceria das Nações Unidas, prevê a concretização do potencial turístico e o desenvolvimento sustentável da região denominada Angra Doce, que engloba cinco municípios paranaenses e dez paulistas, banhados pelos rios Itararé e Paranapanema. O nome foi inspirado no município de Angra dos Reis, devido à semelhança entre as duas regiões.
Os municípios paranaenses beneficiados pelo projeto são Jacarezinho, Ribeirão Claro, Carlópolis, Salto do Itararé e Siqueira Campos, no Norte Pioneiro do Estado.
A proposta inicial é Identificar as oportunidades turísticas relevantes, assegurar o acesso a esses locais, capacitar pessoal para o trabalho e atuar conjuntamente na divulgação dos atrativos. A região é propícia para o turismo de aventura, rural, náutico e esportivo.
Na reunião, coordenada pela Secretaria Estadual de Planejamento, foi assinada uma manifestação de interesse dos municípios da região em participar do projeto inovador do Programa Cidades do Pacto Global das Nações Unidas para o desenvolvimento sustentável.
"Vamos dar todo o apoio no sentido de incentivar o desenvolvimento sustentável da região e proporcionar aos municípios um melhor aproveitamento de suas potencialidades turísticas", comentou Douglas Fabrício. "A maioria dos municípios da região é de até 20 mil habitantes e podem ter no turismo e no esporte de aventura um grande incremento em suas economias locais para que possam investir no bem estar da população", concluiu.