Pular para o conteúdo

agosto 15, 2016

Olimpíadas Rio 2016 inspiram cerimônia de abertura dos Jogos Escolares em Arapongas

Em clima de Olimpíadas, os atletas que se reuniam no Ginásio de Esportes Luiz Augusto Zin para a cerimônia de abertura dos 63º Jogos Escolares do Paraná (JEPs), categoria A, para atletas de 15 a 17 anos, foram recepcionados por uma pequena exposição com a tocha olímpica e com os mascotes Tom e Vinícius. 

A festa dos jogos da classe A (15 a 17 anos) aconteceu na noite desta sexta-feira (12), em Arapongas, e reuniu 6.500 estudantes, professores, árbitros, pais e autoridades estaduais de 32 núcleos regionais. “Neste ano temos recorde de participantes”, salienta Márcia Tomadon Moreira, coordenadora dos 63o JEPS. “Estamos planejando este evento desde o ano passado, e esperamos uma competição de alto rendimento, com partidas fortes, já que os atletas de 15 a 17 anos são bastante diferenciados”, avalia.

Enquanto aguardavam o início da cerimônia, os atletas curtiam o som do araponguense Décio Rosanelli. A jogadora Marcela Rodrigues, de 15 anos, veio representando o Colégio Santa Maria, de Cascavel, e conta que esta é sua primeira vez no evento. “Estou nervosa, ansiosa e com frio na barriga. Porém, tenho boa expectativa porque a equipe teve uma boa preparação. Estamos confiantes”, garante ela.

A abertura contou com a participação especial do grupo Bombeiros Mirim, que existe há 13 anos em Arapongas e conta com 130 crianças de 9 a 12 anos. Os bombeiros mirins fizeram uma demonstração com uma escada estaiada e acompanharam os atletas dos 32 núcleos regionais para o centro do ginásio.

O grande momento da noite foi a condução do fogo simbólico, que anuncia o começo dos jogos e convoca os atletas a celebrá-los em paz. Matheus Henrique Silva, de 23 anos, conduziu a tocha, e surpreendeu a todos ao acender a pira dos jogos à distância, com um pequeno foguete que soltava faíscas. Esta surpresa agradou aos presentes, que aplaudiram e comemoraram com muita energia.

Matheus é um ex-atleta dos Jogos Escolares, na modalidade basquetebol. Ele pede aos atletas da nova geração que aproveitam o espírito olímpico que está presente no Brasil e que cada um dê o melhor de si. “E que vença o melhor”, completa.

O secretário de estado do Esporte e Turismo, deputado Douglas Fabrício, também deixou uma mensagem especial para os atletas: “aproveitem este momento rico para nós do esporte, principalmente com os Jogos Olímpicos. Os atletas que lá estão agora, começaram nos jogos escolares. Treinem com o objetivo de chegar lá”.

Alguns desses atletas paranaenses que desenvolveram carreira de sucesso no esporte foram Giba e Morgana Gmach, ginasta de Toledo que compete nas Olímpiadas 2016. Os dois animaram os atletas com uma mensagem especial gravada e apresenta no telão do ginásio. Os recados foram gravados diretamente do Rio de Janeiro, em meio aos Jogos Olímpicos.

A noite foi encerrada com chave de ouro com o juramento do atleta, conduzido pelo atleta Wllington Willian Aparecido Timóteo – modalidade ciclismo –, do núcleo de Apucarana. Em seguida, os estudantes celebraram o início dos jogos com muitos abraços e dança ao som da banda Os Doutores.

A fase final da 63º edição dos Jogos Escolares do Paraná são realizados pelo Governo do Estado, por meio das Secretarias da Educação e do Esporte e do Turismo em parceria com o município de Arapongas.