Pular para o conteúdo

agosto 11, 2016

Arapongas sedia Finais A dos Jogos Escolares a partir do dia 12

Começa no próximo dia 12 e segue até 20 de agosto a fase final A (15 a 17 anos) da 63ª edição dos Jogos Escolares do Paraná (JEPs). As finais, que irão reunir mais de 6,5 mil pessoas, entre atletas, técnicos/professores, árbitros e organizadores, serão realizadas em Arapongas, no norte do Estado. Com pouco mais de 115 mil habitantes, o município está com tudo pronto para a competição.

Os grupos de cada modalidade foram definidos no final de julho, na sessão preliminar dos jogos. Serão disputadas cinco modalidades coletivas na categoria regular (basquete, futsal, vôlei, vôlei de praia e handebol) e duas na ACD (Atletas Com Deficiência): basquete masculino e futsal feminino.

Nas modalidades individuais haverá disputas no atletismo, badminton, ciclismo, ginástica rítmica, judô, lutas, natação, skate, taekwondo, tênis de mesa e xadrez. No ACD, os atletas disputarão atletismo, bocha, golf 7, ginástica rítmica, judô, natação, tênis de mesa e judô.

As Finais A encerram os Jogos Escolares em 2016. Para chegar até aqui, as equipes e atletas passaram pelas fases municipal, regional e macrorregional. Os campeões estaduais representarão o Paraná nos Jogos Escolares da Juventude, em João Pessoa-PB, entre 10 e 19 de novembro. As finais B, disputadas em julho em Apucarana, garantiram a presença de 188 atletas paranaenses nos Jogos Escolares da Juventude para atletas entre 12 e 14 anos, que também serão disputados em João Pessoa, a partir de 20 desetembro.

O Secretário do Esporte e do Turismo do Paraná, deputado Douglas Fabrício, destacou a parceria estado e prefeitura. “Todo o  investimento no esporte, soma com a educação, saúde e segurança, ajudando a desenvolver a cidadania como um todo. Por isso estou honrado de participar desse momento e agradeço a parceria que a prefeitura de Arapongas tem com o Governo do Estado”, afirmou.


Os Jogos Escolares do Paraná são realizados pelo Governo do Estado, por meio das Secretarias da Educação e do Esporte e do Turismo, em parceria com os municípios.

Comitê Estadual da Tocha Olímpica faz balanço do revezamento no Paraná

O Comitê de Integração e Cooperação do Revezamento da Tocha Olímpica realizou a última reunião nesta quarta-feira (03) no Palácio Iguaçu para fazer o balanço de atividades. Comandado pelo secretário do Esporte e Turismo do Paraná, deputado Douglas Fabrício, o grupo contou com a participação de representantes das secretarias do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Segurança Pública, Educação, de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Comunicação, além da Sanepar e da Compagas. 

O comitê realizou diversas reuniões para garantir que o revezamento da tocha acontecesse da melhor forma nos municípios do estado. Em vinte e dois municípios, atletas, ex-atletas, dirigentes e importantes personalidades internacionais, nacionais e das comunidades locais conduziram a tocha, que chegou ao Paraná no dia 28 de junho, em Londrina. Alguns nomes conhecidos como a ginasta Jade Barbosa, o medalhista em vôlei de Praia, Emanuel Rego, e o campeão mundial sul-africano de rugby, Chester Williams, participaram. 

Em seguida, o maior símbolo dos Jogos Olímpicos passou por Arapongas, Maringá, Campo Mourão e Cascavel no dia 29 do mesmo mês.  No dia seguinte, foi a vez dos municípios de Matelândia, Medianeira, São Miguel do Iguaçu, Santa Terezinha do Itaipu e Foz do Iguaçu, onde pernoitou.  No dia 02 de julho, a tocha seguiu para Céu Azul, Santa Tereza do Oeste, Realeza, Francisco Beltrão e Pato Branco, finalizando o primeiro roteiro do revezamento. Depois foram os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul que estavam na rota da chama olímpica. 

A segunda parte do roteiro paranaense começou em São José dos Pinhais no dia 14 de julho. Na ocasião foi inaugurado um monumento em homenagem à Tocha Olímpica, com uma réplica. 
Nos últimos dias do evento, receberam a tocha: Curitiba (14), e Fazenda Rio Grande, Araucária, Campo Largo e Ponta Grossa no dia 15 e Castro no dia 16 de julho. Após o último dia, o revezamento passou a ser em municípios paulistas. 

Segundo o secretário do Esporte e Turismo Douglas Fabrício o balanço do revezamento no estado é positivo. “A avaliação é muito boa. O governador Beto Richa criou este comitê para organizar o revezamento. Convidamos os municípios para trabalhar em parceria. O evento marcou o Paraná na história dos Jogos Olímpicos. Percebemos muita alegria nos rostos de crianças, idosos e demais pessoas, que entraram no clima olímpico”, afirmou Douglas. 

A respeito da segurança pública, o coordenador da operação, major Adilson Correa, argumentou que o revezamento ocorreu como o previsto. “Alguns incidentes aconteceram, mas foram irrelevantes. Nesta operação exclusiva vimos muitas pessoas emocionadas que valorizaram o momento histórico”, disse. 

Ao representar o município de Realeza de 18 mil habitantes, Dalcio Korb da secretaria municipal da educação afirmou que o revezamento envolveu toda a cidade. “Foi um momento único e inesquecível. Um privilégio que Realeza teve. A população demonstrou aceitação com a participação de quase 10 mil pessoas”. 

Para o governador Beto Richa, “o fogo da tocha olímpica que chegou ao Paraná mantém acesos os ideais de superação e a crença na solidariedade”. 

Legado

Além de colocar o estado na história das Olimpíadas de 2016, a condução da chama olímpica vai gerar um legado para o esporte e o turismo paranaense. Em São José dos Pinhais, por exemplo, a cidade inaugurou o “Memorial Olímpico”, com uma réplica da tocha na Praça São José.  Em Ponta Grossa, o parque de Vila Velha vai receber o exemplar da tocha olímpica que esteve no município. 

Richa recebe atletas paranaenses do tênis, campeões da Copa das Federações

O governador Beto Richa recebeu nesta terça-feira (09), no Palácio Iguaçu, os jovens atletas da Federação Paranaense de Tênis, campeões da Copa das Federações, que aconteceu em julho, em Uberlândia (MG). É a terceira vez que o Paraná conquistou o título da competição, que é disputada por jovens de 12 anos até o sub-23, de 17 estados brasileiros – as outras conquistas foram em 2002 e 2011. Dos 32 atletas que participaram do torneio, 16 são bolsistas do programa Talento Olímpico do Paraná (TOP 2016), programa de incentivo ao esporte do Governo do Estado.

Richa destacou o apoio do Estado à prática esportiva e salientou o sucesso do TOP 2016, que também garantiu uma participação recorde de atletas paranaenses nas Olimpíadas do Rio de Janeiro. “Acreditamos na força transformadora do esporte na vida das pessoas e nos sentimos orgulhosos com esses campeões, que levam as cores de nosso Estado para outros lugares do Brasil e do mundo”, disse o governador. “Fazemos de tudo para incentivar a prática esportiva. O TOP foi o principal programa que criamos nesse sentido e é um sucesso absoluto para preparar aqueles que têm talento e vocação para serem atletas de várias modalidades de alto rendimento”, explicou Richa.

MAIS SAUDÁVEL – O governador também salientou os benefícios do esporte para os jovens. “Sei, pessoalmente, o quanto o esporte é importante para a formação e o desenvolvimento mais saudável dos jovens. O esporte educa, disciplina e socializa. Quem pratica esportes se afasta de alguns males de nossa sociedade, como o álcool, as drogas e a violência”, ressaltou. “Também parabenizo os pais que incentivam seus filhos para a prática esportiva e que estão formando cidadãos que vão ajudar a transformar nossa sociedade em um lugar melhor para se viver”, afirmou Richa.

DO ESTADO – Para o secretário do Esporte e Turismo, Douglas Fabrício, cada conquista de atletas paranaenses é também uma vitória do Estado. “Temos, no Paraná, o maior programa de incentivo ao esporte do Brasil, apoiando diversas modalidades. Muitos dos atletas que estão aqui recebem este apoio do governo”, afirmou. Fabrício também enalteceu a participação do Paraná nos Jogos Olímpicos. “Entre atletas, paratletas e técnicos, 33 bolsistas do TOP estão nas Olimpíadas, destacando o nome do esporte do Paraná”, completou.

COPA DAS FEDERAÇÕES – Cada estado que participa da competição infanto-juvenil conta com oito equipes com quatro tenistas cada. São quatro categorias para o feminino e o masculino: 12, 14, 16 e sub-23 anos. As equipes se enfrentam em dois confrontos individuais e um confronto de duplas para definir o estado que avança para a próxima fase. A soma dos pontos obtidos, de acordo com os resultados dessas categorias, definem o estado campeão.

O Paraná conquistou o título do campeonato ao vencer quatro finais, nas categorias 12 anos masculino, 14 anos masculino, 16 anos masculino e sub-23 feminino. O Estado disputou, ainda, o terceiro lugar em três categorias.

FUNDAMENTAL – Para o diretor técnico da Federação Paranaense de Tênis, Paulo César de Souza, o incentivo do Governo do Estado foi fundamental para o bom desempenho dos paranaenses no campeonato. “Esse resultado foi muito importante para mostrar o crescimento do tênis no Paraná. O esporte, que recebe incentivo do Governo do Estado desde 2011, começa agora a colher os frutos”, disse. “Como é uma modalidade cara, nem todos os atletas têm condições de participar das competições. O auxílio do Estado nos dá a oportunidade de viajar para os torneios e custear os treinamentos e equipamentos”, explicou Souza.

Campeã da categoria sub-23, a tenista Kathleen Percegona é uma das atletas que recebe incentivo do Estado por meio do TOP. “Foi muito bom representar o Paraná em um torneio nacional e trazer este título foi especial, estávamos há alguns anos lutando por isso”, declarou. “O TOP ajuda muito, já que algumas viagens são bancadas por esse incentivo e mostra que nosso esforço está sendo recompensado”, afirmou a atleta.

Na Copa das Federações, além dos 16 atletas bolsistas, o técnico Cláudio Fernandes Santana também é beneficiado pelo Talento Olímpico do Paraná. Além disso, a tenista paranaense Teliana Pereira, que participa dos Jogos Olímpicos do Rio, também é bolsista do TOP.

PRESENÇA – O deputado estadual Reinhold Stephanes Junior, que é vice-presidente da Federação Paranaense de Tênis, também acompanhou a solenidade.

Agência Estadual de Notícias