Pular para o conteúdo

julho 5, 2016

Nova Cantu apontou os primeiros campeões dos Jogos da Comcam

O final de semana foi agitado no Município de Nova Cantu com a presença de mais de mil pessoas entre atletas e dirigentes durante a realização dos 1º Jogos de Integração da Comcam, o JOCAM, promovido pelo Governo do Estado do Paraná, por meio da Secretaria do Esporte e Turismo (SEET), em parceria com os municípios.

“Parabenizo todos os municípios envolvidos. Essa é uma competição que veio para ficar. Vai integrar a região através do esporte, estimular o turismo entre os municípios e movimentar a economia das cidades-sede”, destacou o secretário de Esporte e do Turismo, Douglas Fabricio.

Os campeões do primeiro fim de semana de competição foram Ubiratã (bocha caipira e futsal para atletas com deficiência), Campina da Lagoa (futsal feminino), Nova Cantu (tranca feminina) e Juranda (truco misto).

“Estamos tendo uma bonita disputa entre os 22 municípios da região. Importante destacar a iniciativa do secretário e deputado Douglas Fabrício, junto aos municípios. É uma excelente oportunidade para envolver os atletas da região”, afirma o Chefe do 7º Escritório Regional do Esporte, Diego Gasparelo.

O secretário de esportes de Nova Cantu, Jacir Luiz Bósio, deixou clara a alegria e a satisfação do município em ter recebido a primeira etapa desta competição. “É uma cidade que gosta muito do esporte, que tem um povo muito acolhedor, e certamente estes dias serão inesquecíveis para todos nós. Por isto, nossa gratidão ao Governo do Estado do Paraná, por meio do Secretário e Deputado Douglas Fabrício, por terem reconhecido toda a estrutura esportiva que temos e ter nos contemplado com esta disputa. Fizemos questão de receber todos os atletas, dirigentes e visitantes de braços abertos”, afirmou.

O governador Beto Richa valorizou, em pronunciamento, a integração regional dos municípios e todos seus habitantes por meio desta competição. "É mais uma ação de nossa Secretaria, de acordo com o plano de Esportes traçado pelo nosso governo, visando integrar todos os paranaenses. Tenho certeza de que os Jogos da Integração são de fundamental importância não só para o esporte, mas, como os outros eventos esportivos que patrocinamos, para consolidar o desenvolvimento social em nosso Estado.

Segunda Etapa

A segunda etapa será realizada no próximo fim de semana de 8 a 10 de julho em Boa Esperança. As modalidades em disputa serão; handebol de areia, futsal masculino, malha masculina, xadrez e as finais do futebol suíço, modalidade que iniciou em Nova Cantu.

Futebol Suíço

São oito os classificados para a etapa final do futebol suíço masculino em Boa Esperança; Campo Mourão, Mamborê, Engenheiro Beltrão, Ubiratã, Roncador, Iretama, Campina da Lagoa e Moreira Sales.
O primeiro jogo será no sábado às 10 horas entre Mamborê e Engenheiro Beltrão. Ubiratã enfrenta Roncador e Iretama pega Campo Mourão. Campina da Lagoa terá como adversário Moreira Sales. Os vencedores fazem a semifinal no mesmo dia, a partir das 15h30 e a grande decisão está marcada para domingo (10), às 09h30, assim como a disputa de terceiro lugar.

Douglas Fabrício pede melhorias em colégios estaduais da região da COMCAM

Secretário destaca necessidade de investimentos em obras e reformas

 

O secretário do Esporte e Turismo do Paraná, deputado Douglas Fabricio, encaminhou para a Secretaria de Estado da Educação diversas demandas de melhorias de escolas estaduais da COMCAM. As solicitações foram feitas para a secretária Ana Seres Trento Comin e para o superintendente da SUDE, Victor Hugo Boselli Dantas.

 

Lideranças da comunidade escolar indicaram escolas que necessitam de obras e reparos nos municípios de Araruna, Barbosa Ferraz, Campina da Lagoa, Campo Mourão, Engenheiro Beltrão, Farol, Fênix, Iretama, Mamborê, Nova Cantu, Peabiru, Quinta do Sol e Roncador.  Ao todo, são mais de vinte colégios.

 

Douglas pede recursos financeiros para construção de quadra esportiva, de biblioteca, reforma de telhado, construção de muro, de refeitório, cobertura de blocos de salas de aula, troca de padrão e aumento da carga de energia elétrica e outras necessidades de acordo com a particularidade de cada colégio citado.  

 

Campo Mourão – Colégio Marechal Rondon

 

Construído há 64 anos, o Colégio Estadual Marechal Rondon, de Campo Mourão, atende quase dois mil alunos e precisa de reformas. A atual quadra esportiva não comporta as atividades esportivas e a biblioteca é necessária para melhorar a qualidade da pesquisa e do processo de ensino. Já os telhados da escola necessitam de reparos por causa das últimas chuvas que causaram graves infiltrações. 

 

Já os colégios General Carneiro, de Roncador, necessita de recursos para construção de muro, o CE João Farias, de Nova Cantu, solicita o fechamento da quadra de esportes, e o IV Centenário para readequação de instalações elétricas, por exemplo. 

 

“São colégios tradicionais que atendem diversos alunos e precisam de ampliação e reformas. Pedimos investimentos para proporcionar bem estar aos estudantes e melhorar ainda mais o nível de educação da nossa região”, argumenta Douglas.