Pular para o conteúdo

Londrina faz festa para a chegada da tocha olímpica ao Paraná

Depois de passar por vários estados brasileiros, o fogo olímpico chegou ao Paraná. A primeira parada foi em Londrina, nesta terça-feira (28), no início da noite. Recepcionada pelo secretário do Esporte e do Turismo do Paraná, deputado estadual Douglas Fabrício, e outras autoridades, a tocha olímpica começou sua caminhada no estado a partir do centro cívico de Londrina.

O governador Beto Richa comemorou o momento único vivido pelos paranaenses. “O fogo da tocha olímpica que chega ao Paraná é o fogo que mantém acesos entre nós os ideais de superação e crença na solidariedade. Mantém vivos os ideais propagados em uma disputa milenar, que revela a natureza de entrega humana de esforço individual e coletivo para a evolução do desenvolvimento social”, disse. “Seja bem vinda a tocha olímpica ao Paraná e que seus ideais permaneçam entre nós”, concluiu Richa

O secretário Douglas Fabrício também destacou o momento único vivido pelos paranaenses. “Este evento é histórico para o País e principalmente para o Paraná. Percebi que a passagem da tocha olímpica aqui em Londrina contagiou a todos, em especial as crianças", salientou.

O trajeto da tocha pelo Paraná

Depois de Londrina, onde pernoitou, a tocha seguiu para Arapongas e Maringá, ainda na manh&atildeatilde; desta quarta-feira, e percorre também Campo Mourão antes de passar a noite em Cascavel. Dia 30, a comitiva do revezamento percorre Matelândia, Medianeira, São Miguel do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu até chegar em Foz do Iguaçu. Em 2 de julho, o percurso é retomado e cruza os municípios de Céu Azul, Santa Tereza do Oeste, Realeza, Francisco Beltrão e Pato Branco, para mais um pernoite.

Em 14 de julho, depois de passar pelo Rio Grande do Sul e Santa Catarina, a tocha volta ao Paraná, entrando por São José dos Pinhais. No mesmo dia, segue para Curitiba, para a festa de celebração que se repetirá em todas as cidades de pernoite. Nos dias 15 e 16, é a vez dos municípios de Fazenda Rio Grande, Araucária, Campo Largo, Ponta Grossa (pernoite) e Castro.

Outras notícias