Palco de competições esportivas memoráveis, o Ginásio do Tarumã, em Curitiba, será reaberto no final do ano para sediar partidas dos Jogos da Juventude e dos Parajaps, os Jogos Abertos Paradesportivos do Paraná. Interditado desde 2013 por determinação do Corpo de Bombeiros, o ginásio cinquentenário precisa de adaptações para se adequar às atuais exigências de segurança.
A primeira etapa da reforma, no valor de R$ 200 mil, foi concluída em fevereiro. Obras de manutenção urgentes, como reparos elétricos e hidráulicos, correções no telhado, pintura externa e reposição do letreiro, com o nome original do espaço, Ginásio de Desportos Professor Almir Nelson de Almeida, já estão concluídas.
Uma nova licitação está em andamento na Secretaria do Esporte e do Turismo para atender as exigências dos Bombeiros, como a construção de uma nova caixa d’água, além da adequação da quadra e dos alojamentos e obras de acessibilidade.
O coordenador de Esportes da Secretaria, José Alberto de Campos, ressalta que a reforma teve que ser dividida em duas etapas devido à crise financeira que afeta o país, com reflexos também no Paraná. O coordenador afirma que, com a conclusão das obras, além dos Jogos Oficiais, o Tarumã receberá também outras atividades esportivas, que hoje são desenvolvidas na sede administrativa da Pasta, no Capão da Imbuia, próximo ao ginásio, como as aulas de taekwondo, que atendem 180 crianças e adolescentes, e a ginástica para a terceira idade. “O Tarumã também será disponibilizado para as Federações Esportivas realizarem eventos, reforçando nossas parcerias com as entidades”, afirmou.