O tricampeão parapan-americano de tênis de mesa, Claudiomiro Segatto, visitou ontem a Secretaria de Estado do Esporte e do Turismo (SEET). Consigo, levava suas últimas conquistas: as duas medalhas de ouro (individual e duplas) ganhas no 49º Campeonato Brasileiro de Inverno de Tênis de Mesa, realizado em Fortaleza, entre os dias 17 e 22 de maio.
Este é o 13º título brasileiro de Segatto no individual. Recentemente, ele, que é bolsista do Talento Olímpico do Paraná – TOP 2016, passou por uma série de treinamentos junto com a seleção brasileira na Europa e competiu em duas etapas do Circuito Mundial, a primeira na Eslovênia e outra na Eslováquia. "Nesta segunda etapa, estavam 99% dos atletas que estarão presentes no Rio. Eu tive a oportunidade de jogar com o atual campeão paralímpico, na minha opinião o maior jogador do mundo, e tive a felicidade de vencê-lo. Voltei com a certeza de que, com muito trabalho, é possível, sim, chegar bem no Rio 2016", disse Segatto.
O paratleta é um dos indicados pelo Governo do Estado para carregar a Tocha Olímpica durante o revezamento, que acontecerá no Paraná entre os dias 28 de junho e 16 de julho.
O Secretário Douglas Fabrício conversou com o mesatenista e falou sobre o investimento do Estado no esporte, focando os Jogos do Rio 2016: "Felizmente, podemos colaborar nesta jornada com muitos atletas e paratletas através do TOP 2016. Quando foi criado peloGovernador Beto Richa, em 2011, o programa focava as olimpíadas e paralimpíadas do Rio de Janeiro, e hoje temos a certeza de que chegaremos fortes na competição. Em 2012, nos Jogos de Londres, tivemos quatro bolsistas representando o Paraná. O Segatto era um deles, inclusive. Para o Rio, já garantimos 10 atletas e 2 técnicos nas equipes do Brasil. E ainda vem mais por aí. Acreditamos que poderemos passar de 15 classificados."
TOP 2016
Segatto é atleta da Associação dos Deficientes Físicos do Paraná e as duas medalhas conquistadas por ele em Fortaleza ajudaram aADFP a ser a campeã geral do Campeonato Brasileiro. No individual, foram quatro medalhas de ouro, três de prata e uma de bronze, somando 4.860 ponto. Além das oito medalhas individuais, os atletas da ADFP ainda conquistaram três nas duplas, somando, ao todo 11 pódios. Desses, sete foram conquistados por bolsistas do TOP 2016: Eziquiel Babes, Maria Luiza Passos, Claudio Segatto, Melanie Burlamarqui e Welder Knaf. A equipe é treinada pelo professor Benedito de Oliveira, também TOP.
Confira as medalhas dos paranaenses na competição:
SIMPLES
OURO
• Classe 4 – masculino
EZIQUIEL BABES
• Classe 5 – feminino
MARIA LUIZA PEREIRA PASSOS
• Classe 5 – masculino
CLAUDIOMIRO SEGATTO
• Casse 10- feminino
ANTONILZA RICKEN
PRATA
• Classe 3 – feminino
LUCIANA DE FREITAS DE MOURA
• Classe 5 – feminino
SONIA MARIA DE OLIVEIRA
• Classe 10 – feminino
MELANIE DOS SANTOS BURLAMARQUI
BRONZE
• Classe 6 – feminino
MARINICE DE MELLO VIEIRA
DUPLAS
OURO
• Classe 5 – masculino
CLAUDIOMIRO SEGATTO / EZIQUIEL BABES
• Classe 5 – feminino
MARIA LUIZA PEREIRA PASSOS / SONIA MARIA DE OLIVEIRA
PRATA
• Classe 3 – masculino
CINCLER TREVISAN / WELDER CAMARGO KNAF
O TOP 2016 é uma iniciativa do Governo do Estado do Paraná por meio da Secretaria de Estado do Esporte e do Turismo / Instituto Paranaense de Ciência do Esporte, executado com o patrocínio exclusivo da Copel.