Campo Mourão recebe a Tocha Olímpica com todas as honras
Milhares de pessoas foram para as ruas. A Praça São José, em especial, viu um dos mais bonitos espetáculos no Revezamento da Tocha Olímpica, segundo pessoas da organização dos Jogos Rio 2016. Assim foi a passagem da tocha por Campo Mourão, terceira parada do dia.
A tocha olímpica percorreu a Avenida Capitão Indio Bandeira e parou por 10 minutos no palco montado na praça central, onde foi recebida pelo técnico de atletismo da cidade, Paulo Cesar Costa, em cujo currículo constam títulos nacionais e internacionais na modalidade.
No local também houve shows artísticos para a população que compareceu em peso para assistir ao revezamento. Acompanhando o percurso, um cortejo lateral formado por estudantes, pessoas da comunidade e de instituições locais, além de policiais.
Morador do município, o secretário do Esporte e do Turismo, deputado Douglas Fabrício, comemorou a receptividade dos mourãoenses. “A população compareceu maciçamente para essa festa, que vai marcar o nome de Campo Mourão na história das Olimpíadas”, afirmou.
Condutores
Os condutores da tocha no município foram: José Carlos de Souza, Pablo Petravicius Vieira, Ari Adolfo Mateus, Itamar Agostinho Tagliari, Bruno Mauricio Macedo Curi, André Mendonça Furtado Mattos, Deise Presner e Thaline Mariana Zanella Chicoski.
Dois bolsistas do programa Talento Olímpico do Paraná – TOP 2016 integraram o revezamento: os atletas Maria Leticia de Lima Peres e Mikael Antonio de Jesus.
Bolsista desde 2013, Mikael inicialmente foi da Categoria Escolar e nos últimos dois anos recebe a bolsa TOP Nacional. O corredor dos 400 metros com barreira foi indicado direto do governador Beto Richa e do secretário do Esporte e do Turismo, deputado Douglas Fabrício. Vindo de família humilde, Mikael perdeu o pai aos 10 anos e atualmente, aos 18, mora com a mãe e com um dos três irmãos. Os outros dois, infelizmente, estão presos. Esses acontecimentos poderiam ter influenciado negativamente a sua trajetória, porém, Mikael encontrou em seu caminho o esporte.
Foi graças ao convite de um amigo, logo após o falecimento do pai, que ele pisou pela primeira vez em uma pista. Por volta dos 13, passou a competir nos 400 metros com barreiras, prova que se tornou a sua especialidade. Em sua breve carreira, obteve resultados que já o levaram longe. Em 2014, foi 4º colocado nos Jogos Olímpicos da Juventude, realizados em Nanjing, na China. É o atual recordista brasileiro e sul-americano nas categorias menores, além de ser tetracampeão sul-americano sub-18. Em julho (19 a 24), defenderá o Brasil no Mundial Sub-20 de Atletismo, que será realizado na Polônia. "Desde que comecei a treinar, nunca mais parei e levo tudo o que passei na vida como motivação para jamais desistir e sempre pensar que posso ir mais longe. Porque, com o esporte, eu ajudo a minha família, faço uma faculdade, viajo para lugares que nem imaginei que iria conhecer e conquistei amizades que vou levar para uma vida toda", comentou Mikael.
Pontos especiais
A tocha foi recebida também pelo Cortejo do Carneiro no Buraco com: Banda do Carneiro, Trupe com Mascote, Balé do Prato Típico e Rainha da Festa. Em seguida houve apresentações de grupos locais de balé, música e danças típicas das escolas e universidades.
Atrativos turísticos
Campo Mourão tem vários destaques, como:
• 26ª Festa Nacional do Carneiro no Buraco – 05 a 10 de julho no Parque de Exposições Getúlio Ferrari.
• Parque do Lago Joaquim Teodoro de Oliveira
• Usina Mourão
• Teatro Municipal
• Museu Municipal Deolindo Mendes Pereira
O prato típico
A passagem da tocha por Campo Mourão tem simbolismo reforçado porque na cultura local o fogo fundamenta um dos seus principais momentos festivos, que é a celebração do seu prato típico, o Carneiro no Buraco. Rituais onde o fogo é o principal elemento antecedem a degustação do prato, como o espetáculo de arena A Guardi&atil
de; do Fogo e Acendimento dos Buracos.
A cidade também tem no esporte e na cultura grandes referências para sua projeção. O Esporte com equipes fortes que representam o município e o país em competições de grande porte, e a cultura, como os Festivais de Teatro e de Circo, entre outros.