Pular para o conteúdo

junho 18, 2016

Ginásio do Tarumã será reaberto no segundo semestre

Palco de competições esportivas memoráveis, o Ginásio do Tarumã, em Curitiba, será reaberto no final do ano para sediar partidas dos Jogos da Juventude e dos Parajaps, os Jogos Abertos Paradesportivos do Paraná. Interditado desde 2013 por determinação do Corpo de Bombeiros, o ginásio cinquentenário precisa de adaptações para se adequar às atuais exigências de segurança.

A primeira etapa da reforma, no valor de R$ 200 mil, foi concluída em fevereiro. Obras de manutenção urgentes, como reparos elétricos e hidráulicos, correções no telhado, pintura externa e reposição do letreiro, com o nome original do espaço, Ginásio de Desportos Professor Almir Nelson de Almeida, já estão concluídas.

Uma nova licitação está em andamento na Secretaria do Esporte e do Turismo para atender as exigências dos Bombeiros, como a construção de uma nova caixa d’água, além da adequação da quadra e dos alojamentos e obras de acessibilidade. 

O coordenador de Esportes da Secretaria, José Alberto de Campos, ressalta que a reforma teve que ser dividida em duas etapas devido à crise financeira que afeta o país, com reflexos também no Paraná. O coordenador afirma que, com a conclusão das obras, além dos Jogos Oficiais, o Tarumã receberá também outras atividades esportivas, que hoje são desenvolvidas na sede administrativa da Pasta, no Capão da Imbuia, próximo ao ginásio, como as aulas de taekwondo, que atendem 180 crianças e adolescentes, e a ginástica para a terceira idade. “O Tarumã também será disponibilizado para as Federações Esportivas realizarem eventos, reforçando nossas parcerias com as entidades”, afirmou.

Paraná sediará Torneio Internacional Challenger de Tênis em agosto

Entre os dias 27 de agosto e 04 de setembro, Curitiba sediará o Torneio Internacional Challenger de Tênis – Aberto do Paraná no Graciosa Country Club, tradicional palco do tênis na capital. O lançamento do evento, que tem como principal patrocinadora a Copel Telecom, por meio da lei federal de incentivo ao esporte, foi realizado nesta terça-feira (14), em entrevista coletiva na sede do Graciosa. O torneio vai reunir tenistas classificados entre os 180 melhores do mundo e contará pontos para o ranking da Associação dos Tenistas Profissionais (ATP).

“O tênis envolve qualidade, técnica e velocidade, atributos presentes nos produtos e serviços de nossa empresa. É uma honra para a Copel Telecom colaborar para que esta renomada competição venha para o público paranaense”, afirmou Adir Hannouche, diretor da empresa.

Os torneios Challengers são o degrau de acesso dos tenistas iniciantes aos grandes campeonatos mundiais. Através desses torneios, os tenistas garantem pontuação suficiente para que possam disputar torneios ATP, Masters Series e Grand Slams. 

O Challenger Aberto do Paraná será disputado apenas no naipe masculino, em simples e duplas. O governador Beto Richa ressaltou que a competição coloca o Paraná no circuito mundial de tênis. “Sou um admirador, um aficionado e, quando posso, disputo partidas com o mesmo afinco que imprimimos em nossa administração em todas as modalidades esportivas, como superação e desenvolvimento pessoal e coletivo”, disse.

MOTIVAÇÃO – Vice-presidente da Federação Paranaense de Tênis, o deputado Reinhold Stephanes Jr também falou sobre o evento. “O Challenger reúne atletas de pelo menos 15 países, de ótimo nível. É um espetáculo, traz muita gente de fora, isso motiva nossas crianças, nossos atletas, e é muito bom para o Paraná”, comentou.

O presidente do Country, Glaucio Bley Filho, ressaltou que as 15 quadras do clube estão aptas a receber grandes partidas. Ele acredita que o torneio poderá ser um incentivo aos aspirantes a esportistas. “Temos uma equipe em formação de tenistas, uma equipe de jovens, crianças, e acho que um torneio desse padrão irá proporcionar muito mais interesse em outras crianças”, comentou. A entrada para assistir ao torneio será gratuita.

INCENTIVO – O representante da Kock Tavares, promotora do evento, Anderson Rubinatto, disse que a atenção que o Paraná dispensa ao tênis foi um dos motivos para trazer a competição para o Estado. “O Paraná é conhecido como apoiador dessa modalidade e tem sido muito ativo no fomento na prática do tênis. A parceria consolidada da Secretaria do Esporte e do Turismo com a Federação tem promovido a capacitação de professores de educação física para que ensinem às crianças a prática da modalidade, mas nós sabemos que os grandes eventos têm seu papel na consolidação de uma modalidade. Com a realização desse torneio, será possível a toda a comunidade vivenciar o ambiente de um torneio da série ATP”, comentou.

O secretário do Esporte e do Turismo, deputado Douglas Fabrício, destacou a importância do evento para as duas áreas. “Esses atletas, dirigentes, técnicos, enfim, pessoas ligadas a esta modalidade se utilizarão de hotéis, restaurantes, de tudo o que a capital pode oferecer. A atividade turística gera muitos empregos, distribui renda em 52 áreas econômicas diferentes. Soma-se duas áreas para ajudar no desenvolvimento do Paraná”, afirmou. 

O secretário também lembrou que 29 bolsistas do programa Talento Olímpico do Paraná – TOP 2016 são do tênis – 27 atletas e dois técnicos. Entre os atletas está Teliana Pereira, que no final de maio, disputou o torneio de Roland Garros, enfrentando a número um do mundo, Serena Williams, e que já tem vaga garantida nas Olimpíadas. “Nós já investimos R$ 20 milhões no programa, atingindo este ano 1,6 mil atletas, que somados aos anos anteriores, chegam a quase cinco mil atletas e técnicos beneficiados ”, disse. O TOP, criado em 2011 pelo governador Beto Richa, atende atletas e técnicos em diversas fases da carreira com bolsas de incentivo, com o patrocínio da Copel.

Londrina sedia Campeonato Brasileiro de Taekwondo

Entre os dias 24 e 26 desse mês, Londrina sediará o Campeonato Brasileiro de Taekwondo, categoria Menores, para atletas de 9 a 21 anos. O evento será realizado pela Confederação Brasileira de Taekwondo e pela Federação Paranaense de Taekwondo e vale 20 pontos para o ranking nacional da modalidade.

O secretário do Esporte e do Turismo, deputado Douglas Fabrício, foi convidado a acompanhar o evento pelo mestre Nyong Han, um dos introdutores do taekwondo no Brasil, e pelo professor Rodrigo Ferla, responsável pela escolinha da arte marcial que funciona na Secretaria. “Queríamos inicialmente agradecer o apoio, porque nosso sonho era levar o taekwondo a mais pessoas, levar às escolas”, disse Han. A escolinha da Secretaria do Esporte e do Turismo, no Capão da Imbuia, em Curitiba, atende 180 crianças e adolescentes, a partir dos cinco anos de idade. "Diversificar o apoio às diversas modalidades esportivas é uma determinação do governador Beto Richa e temos trabalhado muito nesse sentido", comentou o secretário.

O evento em Londrina será realizado no sistema de eliminatórias simples e seguirá as regras da WTF – Federação Mundial de Taekwondo. Serão premiados com medalhas do primeiro ao terceiro lugares no individual e com troféus, os três primeiros colocados por equipes, de acordo com a idade.

Só poderão participar atletas federados e com as obrigações em dia com suas entidades. As inscrições devem ser realizadas em formulário próprio enviado pela Confederação às federações e entregue por e-mail até 20 horas de sexta-feira, 17.

Clique aqui para acessar o formulário e obter as informações gerais do avento.

E-mails para envio: cbtkd@cbtkd.com.br; fabricia.aleixo@cbtkd.com.br; parana.tkd@hotmail.com

Enviar copia para todos os e-mails citados acima.