Pular para o conteúdo

Tribuna do Interior: Colégio ATO se prepara para receber alunos com melhorias

Por Clodoaldo Bonete

 

O ano letivo de 2016 ainda não começou na rede estadual de ensino do Paraná, por conta da longa greve do ano passado que acabou  prorrogando o encerramento das aulas de 2015 para este mês. No entanto,  mesmo com o vai e vem de estudantes no prédio escolar, a direção do Colégio Estadual Antonio Teodoro de Oliveira (ATO), no Jardim Paulino mantém um trabalho de melhorias e reformas na escola, quadra de esportes e, principalmente com pintura das salas de aula e da fachada para o início  do ano letivo.

 

Essa, inclusive, é uma das prioridades do diretor Geraldo Teixeira, a cada período de férias escolares. “Acredito que um ambiente acolhedor, organizado e limpo atrai mais o aluno e faz com que ele ajude a conservar o prédio público. É uma forma que encontramos de trabalhar a própria educação e cultura do aluno e de seus familiares”, explica o diretor. Além da estrutura física, Teixeira afirma que até mesmo os materiais utilizados pelos alunos são reciclados durante as férias. O que pode ser reutilizado é tudo separado.

 

A organização desta “força-tarefa” antes do início das aulas envolve Associação de Pais, Mestres e Funcionários (APMF) e Conselho Escolar. “As atividades são organizadas de forma antecipada, mas este ano foi mais difícil porque o ano letivo de 2015 ainda não terminou, mas mesmo assim estamos providenciando pintura das salas, muros e a quadra de esportes também será melhorada.”

 

Contraturno

 

O colégio ainda atende cerca de 250 alunos em contraturno escolar, com aulas de língua espanhola, danças, além de atividades esportivas e culturais. “São ações que envolvem os estudantes, fazendo com que eles aproveitem melhor o tempo dentro da escola, com aprendizado constante”, revela. A intenção do diretor em 2016 é abrir a escola também aos sábados e, se possível, aos domingos para receber a comunidade. “Temos alguns projetos em andamento e se conseguirmos uma demanda maior de funcionários para fazer o trabalho, vamos atender também nos finais de semana.”

 

Apoio do governo

 

Teixeira destaca também o apoio do Governo do Estado, por meio do deputado estadual e secretário de Esporte e Turismo, Douglas Fabrício. Segundo ele, o colégio foi contemplado no ano passado com grande volume de materiais esportivos. “O Douglas tem garantido muitos recursos junto ao Governo do Estado para nossa escola. Graças a esses materiais esportivos temos conseguido desenvolver vários projetos e os resultados estão aparecendo. No ano passado nossa equipe de handebol foi campeã da fase final dos Jogos Escolares e ficou em quinto lugar na etapa nacional.

 

Para o nosso colégio, que nem está localizado na área central, é uma grande conquista e que nos enche de orgulho”, completa. De acordo com o diretor, os resultados demonstram que toda a equipe de professores, funcionários e alunos está trilhando no caminho certo.

Outras notícias