Pular para o conteúdo

RETROSPECTIVA: Jogos da Reforma Agrária movimentam Rio Bonito do Iguaçu

Matéria publicada dia 24 de agostos de 2015

 

Cerca de mil pessoas participaram nesta sexta-feira (21) da abertura do III Festival Esportivo e Cultural da Reforma Agrária em Rio Bonito do Iguaçu, município do Centro-Sul do Estado que abriga o maior assentamento rural da América Latina. Este ano, os jogos, que são realizados pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Esporte e do Turismo (SEET), em parceria com a prefeitura de Rio Bonito, tiveram 26 equipes de futsal inscritas – 18 masculinas e oito femininas -, um recorde de participação. No primeiro ano de realização, em 2013, apenas seis times disputaram os jogos.

Além dos trabalhadores rurais já assentados, moradores de acampamentos da região também participam do festival, que além da competição esportiva tem ainda uma série de atividades artísticas e culturais. Um dos líderes dos trabalhadores rurais, Ênio Pasqualin ressaltou a importância do evento para os assentados: “É o momento de comemorar nossas conquistas”, disse. O líder rural relembrou os 30 anos de luta pela terra na região e agradeceu o apoio recebido para a realização do festival. “Sinta-se em casa, porque a família dos trabalhadores rurais de Rio Bonito lhe dá as boas vindas”, disse ao secretário do Esporte e do Turismo, deputado Douglas Fabrício, que participou da abertura dos jogos.

Para o organizador do festival, o chefe do Departamento de Esportes de Rio Bonito, professor Rafael Nascimento, os jogos são uma conquista da comunidade e estão consolidados no município. “Não poderia deixar de agradecer a presença de todos que acreditaram no festival, especialmente vocês”, disse, referindo-se aos atletas. O prefeito de Rio Bonito, Irio de Rosso, destacou a importância dos jogos para o município, que segundo ele vão além da questão esportiva. "O esporte cuida da saúde das pessoas. O hospital cuida da doença”, comentou, ao falar sobre o caráter preventivo da prática de esportes.

O secretário Douglas Fabrício também defendeu mais apoio e envolvimento da sociedade com o esporte. “O esporte ensina, forma valores e educa. É um aliado da saúde preventiva”, disse. “Cada real investido no esporte é multiplicado por três, porque esporte também é educação, saúde e segurança”, afirmou.

Os uniformes das 26 equipes, o material esportivo e a premiação para os campeões foram disponibilizados pela SEET.  Realizado este ano na comunidade rural Arapongas, o Festival da Reforma Agrária, que segue até domingo (23), envolve cerca de dez mil pessoas, entre atletas, familiares e torcedores, metade da população de Rio Bonito. 

Outras notícias