Aconteceu nesta sexta-feira, 2, nas dependências da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), campus de Campo Mourão, a reinauguração do Ginásio Belin Carolo. A solenidade contou com a presença do deputado federal Rubens Bueno, o Secretário do Esporte e do Turismo do Paraná, deputado estadual Douglas Fabrício, o diretor do Campus de Campo Mourão da UTFPR, Heron Oliveira dos Santos Lima, do reitor da UTFPR, Carlos Eduardo Cantareli e demais autoridades.
Segundo o Secretário Douglas Fabrício, esta reforma leva o Ginasião de volta ao roteiro das grandes competições nacionais.
“O Ginásio Belin Carolo tem muita história. Ele que foi construído para ser a sede dos Jogos Abertos do Paraná de 1976, tenho certeza, abrigará, pela sua grandiosidade, novamente grandes espetáculos. A volta do Ginasião é o retorno dos grandes eventos esportivos para Campo Mourão”, afirmou Douglas.
Já o deputado federal Rubens Bueno, que viabilizou nos últimos anos diversas emendas para a instituição, entre elas uma de R$ 1.000.000,00 para as reformas necessárias no Ginásio, ficou emocionado com o resultado.
“Esta reinauguração é algo que esperávamos há muito tempo. Este Ginásio não é apenas um ginásio poliesportivo, ele também abrigou um dos maiores projetos educacionais do Brasil em Campo Mourão, a Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Tenho certeza que este momento é a realização de um sonho de centenas de mourãoenses que buscavam o retorno do esporte da cidade a sua antiga casa”, destacou Bueno.
A reinauguração contou um pouco da história do primeiro ginásio de esportes da cidade. Foram feitas homenagens aos pioneiros que colaboraram na construção do Belin Carolo, entre elas à família Carolo, doadores do terreno, e ao doutor Renato Fernandes Silva, prefeito que o construiu com recursos próprios do município o Ginasião. Referente a obra houve homenagens ao engenheiro Élio Rodrigues de Matos, como também aos dirigentes esportivos Alcyr Costa Schen (sua filha, Elvira Schen recebeu a placa) e Vicente Piazza Filho.
Por fim, os atletas da equipe de futebol de salão do ano da inauguração do ginásio, 1976, e as campeãs sul-americanas de handebol feminino, na principal conquista de toda história da cidade, foram homenageados. O Ginásio Belin Carolo é o único em concreto armado do País e leva o nome em uma homenagem ao pioneiro, Cidadão Honorário e doador do terreno onde foi edificado.