Pular para o conteúdo

janeiro 21, 2016

RETROSPECTIVA: Douglas e Rubens participam da reinauguração do Ginásio Belin Carolo

Matéria publicada dia 05 de outubro de 2015 
 

Aconteceu nesta sexta-feira, 2, nas dependências da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), campus de Campo Mourão, a reinauguração do Ginásio Belin Carolo. A solenidade contou com a presença do deputado federal Rubens Bueno, o Secretário do Esporte e do Turismo do Paraná, deputado estadual Douglas Fabrício, o diretor do Campus de Campo Mourão da UTFPR, Heron Oliveira dos Santos Lima, do reitor da UTFPR, Carlos Eduardo Cantareli e demais autoridades.

 

Segundo o Secretário Douglas Fabrício, esta reforma leva o Ginasião de volta ao roteiro das grandes competições nacionais. 

 

“O Ginásio Belin Carolo tem muita história. Ele que foi construído para ser a sede dos Jogos Abertos do Paraná de 1976, tenho certeza, abrigará, pela sua grandiosidade, novamente grandes espetáculos. A volta do Ginasião é o retorno dos grandes eventos esportivos para Campo Mourão”, afirmou Douglas.

 

Já o deputado federal Rubens Bueno, que viabilizou nos últimos anos diversas emendas para a instituição, entre elas uma de R$ 1.000.000,00 para as reformas necessárias no Ginásio, ficou emocionado com o resultado. 

 

“Esta reinauguração é algo que esperávamos há muito tempo. Este Ginásio não é apenas um ginásio poliesportivo, ele também abrigou um dos maiores projetos educacionais do Brasil em Campo Mourão, a Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Tenho certeza que este momento é a realização de um sonho de centenas de mourãoenses que buscavam o retorno do esporte da cidade a sua antiga casa”, destacou Bueno.

 

A reinauguração contou um pouco da história do primeiro ginásio de esportes da cidade. Foram feitas homenagens aos pioneiros que colaboraram na construção do Belin Carolo, entre elas à família Carolo, doadores do terreno, e ao doutor Renato Fernandes Silva, prefeito que o construiu com recursos próprios do município o Ginasião. Referente a obra houve homenagens ao engenheiro Élio Rodrigues de Matos, como também aos dirigentes esportivos Alcyr Costa Schen (sua filha, Elvira Schen recebeu a placa) e Vicente Piazza Filho.

 

Por fim, os atletas da equipe de futebol de salão do ano da inauguração do ginásio, 1976, e as campeãs sul-americanas de handebol feminino, na principal conquista de toda história da cidade, foram homenageados. O Ginásio Belin Carolo é o único em concreto armado do País e leva o nome em uma homenagem ao pioneiro, Cidadão Honorário e doador do terreno onde foi edificado.

 

RETROSPECTIVA: Beto Richa e Douglas Fabrício lançam “Paraná Mais Esporte”

Matéria publicada dia 01 de outubro de 2015 

 

O governador Beto Richa e o secretário do Esporte e do Turismo, deputado estadual Douglas Fabrício, lançaram nesta quarta-feira (30 de setembro) o programa “Paraná Mais Esporte”, com objetivo de envolver todos os municípios na elaboração de uma nova política estadual do esporte. 

A solenidade aconteceu no Palácio Iguaçu e contou com a presença de prefeitos e lideranças municipais que compõem a regional de Curitiba, totalizando 29 municípios. Na ocasião, Beto Richa e Douglas Fabrício assinaram o termo de entrega de materiais esportivos.

O governador aproveitou para mencionar que vai ampliar os investimentos no esporte em 2016. “Este ano priorizamos o ajuste fiscal para enfrentar a grave crise nacional e proteger o estado. Infelizmente não pudemos investir no esporte como queríamos. Mas já estamos nos equilibrando e ano que vem um dos meus principais compromissos é o esporte. Teremos o maior investimento nesta área desde que comecei a governar. O esporte é importante para a formação física e mental. Aproveito para renovar meus compromissos parabenizando o secretário Douglas Fabrício pela condução que possibilitou grandes resultados já neste primeiro ano de sua gestão”, disse o governador. 

O secretário Douglas Fabrício disse que o “Paraná Mais Esporte” iniciou a primeira etapa com a realização de encontros nas 13 regionais do esporte durante os meses de agosto e setembro, atingindo 332 municípios. Nos eventos, prefeitos, vereadores, gestores, professores de educação física, secretários de esporte e diretores puderam debater e expor demandas. Na segunda etapa, eles responderam um questionário para indicar ideias, ações, infraestrutura e particularidades com objetivo de demonstrar a realidade de cada município. 

Novas rodadas

Agora, a partir de outubro inicia a terceira etapa com novos encontros nas regionais para a coleta dos questionários e distribuição de materiais esportivos de acordo com a necessidade de cada região. Em seguida, as ideias poderão ser utilizadas pela Secretaria do Esporte e do Turismo na nova política estadual do esporte.

“É a maneira adequada de fomentar o esporte sabendo o que cada cidade necessita. É um investimento importante do Governo Beto Richa para ampliar a prática esportiva e oferecer mais oportunidades para crianças e jovens. Ano que vem vamos ter Olimpíadas e as pessoas estarão mais envolvidas”, disse o secretário. 

Os kits de materiais esportivos contêm bolas para prática de diversas modalidades, uniformes, redes, apitos para árbitros, cones e outros objetos necessários. 

Lideranças regionais

Participaram da solenidade de lançamento do Paraná Mais Esporte o secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Carlos Gomes; o presidente do Instituto Paranaense de Ciência do Esporte, Diego Gurgacz; os prefeitos de Bocaiúva do Sul, Débora Fonseca; Almirante Tamandaré, Aldnei Siqueira; e de Balsa Nova, Luiz Cláudio Costa; e os deputados estaduais Francisco Buhrer e Guto Silva.

Presença de prefeitos

As ações do Paraná Mais Esporte buscam envolver todos os municípios do Estado. Para os prefeitos que participaram do lançamento do programa, essa é a oportunidade de promover mais atividades em suas cidades, envolvendo principalmente as crianças e jovens.

“Queremos ter bons cidadãos no futuro, e é através do esporte que vamos conseguir realmente conquistar isso para o nosso Estado”, afirmou o prefeito de Fazenda Rio Grande, Marcio Wosniack. Ele contou que, pela primeira vez, uma equipe de Fazenda Rio Grande participou da etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude, com o apoio do Governo do Estado. O time de basquete não conquistou medalhas, mas uma das
atletas foi convocada para participar da Seleção Brasileira de Basquete.

Em Antonina, no Litoral do Estado, a prática esportiva também contribui para atrair mais turistas para a cidade. “Promovemos, recentemente, uma corrida de bicicletas que encheu a cidade de turistas. Antonina é uma cidade turística e histórica, e essas ações vão também agregar no turismo”, disse o prefeito João Ubirajara Lopes. Ele disse que o apoio do Estado vai permitir que Antonina continue investindo no setor.

O prefeito de Quitandinha, Márcio de Oliveira, afirmou que o programa dá condições para atender os atletas e estudantes do município. “É a oportunidade de dar melhor oportunidade para os nossos jovens e atletas”, disse. De acordo com o prefeito, o futebol é bastante praticado no município, mas a ideia é difundir outras modalidades entre os jovens, como o vôlei, basquete e handebol. 

Com informações da Agência de Notícias 

RETROSPECTIVA: Jogos Abertos começam com 11 municípios da COMCAM

Matéria publicada dia 30 de setembro de 2015

 

Com 331 atletas de 11 municípios da região, a COMCAM participa neste ano da fase final dos 58º Jogos Abertos do Paraná em 16 modalidades. Ao todo a competição reúne cerca de 3.500 atletas de 91 municípios, decorrendo entre os dias 25 de setembro e 01 de outubro em Palotina e Maripá.

 

O Secretário do Esporte e do Turismo, Deputado Estadual Douglas Fabrício destacou a participação de atletas de todas as regiões do estado. “É muito bom ver atletas de todas as regiões do Paraná presentes no JAPS, principalmente da região onde nasci, a COMCAM. Conheço bem a região e sei do seu histórico de revelar grandes atletas, tenho certeza que nos JAPS não será diferente”, destacou.

A fase final dos 58º Jogos Abertos do Paraná é realizada pelo Governo do Estado, através da Secretaria do Esporte e do Turismo (SEET), com apoio dos Escritórios Regionais e da Prefeitura Municipal de Palotina, Maripá e a parceria da Copel Telecom. 

RETROSPECTIVA: Secretário Douglas Fabrício acompanha sessão preliminar dos JAPs em Palotina

Matéria publicada dia 10 de setembro de 2015

 

O secretário do Esporte e do Turismo, deputado licenciado Douglas Fabrício, participou nesta quarta-feira da Sessão Preliminar das finais dos Jogos Abertos do Paraná (JAPs), Divisão B, em Palotina, região Oeste do Estado. A competição, que reúne as melhores equipes da fase regional dos JAPs, será realizada entre 25 de setembro e 1º de outubro.

Nas sessões preliminares os municípios podem esclarecer dúvidas, além de acertar detalhes e os procedimentos técnicos e administrativos que serão adotados durante os jogos. Participam das Finais B 96 municípios. Mais de 2,9 mil atletas são esperados para os JAPs em Palotina. 

Durante a sessão também foi realizado o sorteio dos grupos em que a competição foi dividida. Serão 11 modalidades em disputa. O prefeito de Palotina, Jucenir Stenzler, ressaltou que, no município, o esporte envolve todas as secretarias. “Mesmo desenvolvendo outras atividades na cidade, fazemos de tudo para inserir o esporte também”, disse. “Agradecemos a participação de todos e que todos os atletas sejam bem-vindos a Palotina”, concluiu Stenzler.

Para o secretário Douglas Fabrício, a parceria da Secretaria do Esporte e do Turismo com os municípios é fundamental para o sucesso das competições desenvolvidas pelo órgão. “Estamos trabalhando para conseguir realizar todas as atividades da secretaria, mesmo num momento de crise, quando todos falam em cortes”, comentou. “Quando se investe no esporte, não se está apenas investindo nele, você multiplica, no mínimo, por quatro. Investir no esporte também é investir na saúde, na educação e na segurança”, concluiu o secretário. 

RETROSPECTIVA: Jogos da Reforma Agrária movimentam Rio Bonito do Iguaçu

Matéria publicada dia 24 de agostos de 2015

 

Cerca de mil pessoas participaram nesta sexta-feira (21) da abertura do III Festival Esportivo e Cultural da Reforma Agrária em Rio Bonito do Iguaçu, município do Centro-Sul do Estado que abriga o maior assentamento rural da América Latina. Este ano, os jogos, que são realizados pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Esporte e do Turismo (SEET), em parceria com a prefeitura de Rio Bonito, tiveram 26 equipes de futsal inscritas – 18 masculinas e oito femininas -, um recorde de participação. No primeiro ano de realização, em 2013, apenas seis times disputaram os jogos.

Além dos trabalhadores rurais já assentados, moradores de acampamentos da região também participam do festival, que além da competição esportiva tem ainda uma série de atividades artísticas e culturais. Um dos líderes dos trabalhadores rurais, Ênio Pasqualin ressaltou a importância do evento para os assentados: “É o momento de comemorar nossas conquistas”, disse. O líder rural relembrou os 30 anos de luta pela terra na região e agradeceu o apoio recebido para a realização do festival. “Sinta-se em casa, porque a família dos trabalhadores rurais de Rio Bonito lhe dá as boas vindas”, disse ao secretário do Esporte e do Turismo, deputado Douglas Fabrício, que participou da abertura dos jogos.

Para o organizador do festival, o chefe do Departamento de Esportes de Rio Bonito, professor Rafael Nascimento, os jogos são uma conquista da comunidade e estão consolidados no município. “Não poderia deixar de agradecer a presença de todos que acreditaram no festival, especialmente vocês”, disse, referindo-se aos atletas. O prefeito de Rio Bonito, Irio de Rosso, destacou a importância dos jogos para o município, que segundo ele vão além da questão esportiva. "O esporte cuida da saúde das pessoas. O hospital cuida da doença”, comentou, ao falar sobre o caráter preventivo da prática de esportes.

O secretário Douglas Fabrício também defendeu mais apoio e envolvimento da sociedade com o esporte. “O esporte ensina, forma valores e educa. É um aliado da saúde preventiva”, disse. “Cada real investido no esporte é multiplicado por três, porque esporte também é educação, saúde e segurança”, afirmou.

Os uniformes das 26 equipes, o material esportivo e a premiação para os campeões foram disponibilizados pela SEET.  Realizado este ano na comunidade rural Arapongas, o Festival da Reforma Agrária, que segue até domingo (23), envolve cerca de dez mil pessoas, entre atletas, familiares e torcedores, metade da população de Rio Bonito.