Em fevereiro de 2016, completamos o primeiro ano de nossa gestão no comando da Secretaria do Esporte e do Turismo do Paraná. Neste período, promovemos diversas realizações e, no ano que vem, esperamos ampliar ainda mais as atividades das áreas do esporte, do turismo e do Centro de Convenções de Curitiba.
Programas como o “Paraná Turístico” e o “Paraná Mais Esporte” entraram na pauta do governo estadual e já geram bons resultados. Com o “Paraná Mais Esporte”, fizemos debates em todas as regiões com objetivo de formatar uma nova política estadual do esporte e repassamos investimentos para os municípios envolvidos.
Na área do turismo, a reinstalação do CEPATUR (Conselho Paranaense de Turismo) foi uma grande conquista, que envolve mais de 50 entidades do trade turístico. Todo esse conhecimento é canalizado para dar suporte e apoio na tomada de decisões e na prioridade da organização da atividade econômica do Turismo no Estado. Com a atuação do Conselho, estamos pavimentando o caminho para a criação da Lei de Incentivo ao Turismo e do Fundo de Desenvolvimento Econômico, que serão fundamentais para fortalecer o nosso Paraná Turístico.
O “Paraná Turístico”, tendo o apoio do Governador Beto Richa, visa oferecer condições de organização das 14 Regiões Turísticas do Paraná, de modo que seja estimulado o consumo do turismo interno. O principal objetivo é que os paranaenses se sintam motivados a conhecer e curtir os atrativos que temos em todos os cantos do Paraná.
O programa contará com o preparo de dirigentes e técnicos das secretarias municipais no serviço de ampliar e mobilizar a indústria do turismo. Desta forma, empresários e empreendedores poderão investir mais em infra-estrutura e no recebimento dos visitantes, com oferta de bons produtos e condições favoráveis ao desenvolvimento de médios e pequenos centros emergentes.
Em 2016, um evento que vai possuir muita importância é o Centenário do Turismo Paranaense, pois simboliza a memória, o reconhecimento e o respeito ao próprio desenvolvimento do setor. Nosso Turismo começou em 1916 graças à determinação de Santos Dumont, que foi à Foz do Iguaçu brigar para que o Parque Nacional do Iguaçu e as Cataratas fossem administradas por brasileiros e não por exploradores estrangeiros. Lá, há cem anos, foi plantada a semente turística em Foz, que hoje destaca o atrativo como uma das Maravilhas do Mundo. Vários outros fatos relevantes fazem parte da história, que nos estimulou a criar uma exposição itinerante, que retrata o passo a passo do crescimento do turismo em Curitiba, na Região Metropolitana, no Litoral, na Ilha do Mel, em Vila Velha, na beira dos rios, nas cidades históricas e na dedicação das etnias que para cá trouxeram sua tradição, cultura, hábitos suas festas interessantes e diversificada gastronomia.
Nossa intenção no ano que vem é fortalecer a posição no mercado e criar novos produtos e alternativas. Vamos lançar o Passaporte Paranatur. Vamos dar uma injeção de ânimo nos empresários para que invistam e ampliem seus negócios. Vamos igualmente divulgar o Paraná na busca dos turistas nacionais. E na repercussão deste trabalho, atingiremos também o visitante internacional. Para isso, vamos divulgar os atrativos dos municípios, buscando no Ano Olímpico e no roteiro da tocha, a criação de um programa turístico com forte promoção, divulgação e valorização dos esforços da regionalização do turismo.
Douglas Fabricio
Secretário do Esporte e do Turismo do Paraná
Deputado estadual licenciado