Pular para o conteúdo

Ta Sabendo: Acicam lança a 1ª Mostra da Indústria Mourãoense

Como o primeiro evento do associativismo local voltado à indústria, a 1ª Mostra da Indústria Mourãoense já se enaltece pelo elevado número de parceiros, dentre os quais podemos destacar: a Coamo, Unimed, Fiep (Federação das Indústrias do Estado do Paraná), Sicoob e a própria idealizadora do evento, Acicam (Associação Comercial e Industrial de Campo Mourão). A cerimônia de abertura do evento, realizada nas dependências do Parque de Exposições Getúlio Ferrari, reuniu, nesta quinta-feira (12), representantes da indústria e autoridades como o deputado estadual, Márcio Nunes (PSC), o secretário do Estado de Esportes, Douglas Fabrício (PPS) e a prefeita Regina Dubay.

 

Na ocasião, o gerente dos Correios de Campo Mourão, José Alves Cruz, e o presidente da Acicam, Newton Leal, posaram para a foto que registra o lançamento do selo personalizado alusivo à 1ª Mostra da Indústria Mourãoense. Em seu discurso, Cruz lembrou que numa conjuntura “em que o País passa por um momento adverso, o município dá um exemplo de pujança”, numa referência à iniciativa da Acicam 

 

O presidente do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Campo Mourão (Sindimetal), Fernando Mizote, destacou o número de parceiros do evento, que reconheceu, em princípio, não imaginar que fosse tão grande. Mizote disse que o empresário da indústria vem sofrendo muito com a crise econômica brasileira e valorizou a proposta de aproximar a indústria de seus potenciais clientes.

 

Eufânio Sachetti, presidente da Unimed/Campo Mourão, parabenizou a iniciativa do evento e justificou que os médicos de Campo Mourão não poderiam ficar de fora da realização. “Nossa classe depende do bom desempenho dos demais segmentos da cidade”, ressaltou.

 

O deputado Márcio Nunes além de enfatizar o potencial de Campo Mourão em várias áreas, ponderou que “se a indústria local for bem cuidada, também pode chegar num patamar maior que o atual”. Para isso, garantiu que o Estado do Paraná também está fazendo sua parte, visto que, segundo ele, tem a melhor realidade fiscal do Brasil. Para ele, a 1ª Mostra da Indústria Mourãoense também cumpre seu papel no panorama municipal.

 

O secretário estadual de Esportes, Douglas Fabrício, foi mais breve em seu discurso. Disse em poucas palavras que deseja o sucesso dos empresários da indústria, elogiou a disposição da direção da Acicam na realização do evento e comprometeu o Governo do Estado do Paraná à demanda da indústria regional. “Nós, enquanto governo, estamos à disposição”, encerrou.

O presidente da Acicam, Newton Leal, lamentou que a indústria é um dos setores mais afetados pela crise nacional. Mas pontuou o evento aberto esta noite como uma resposta da Acicam para esta situação. Assegurou, contudo, que além das inovações que se pode realizar, é fundamental que os governos municipal, estadual e federal participem da melhora que todos esperam. “Tenho plena consciência do difícil momento que enfrenta a economia nacional e os percalços impostos ao setor produtivo, situação em que a indústria é um dos setores mais afetados. Mas também entendo que apenas lamentar a situação não basta. É justo que se reclame por medidas para reverter a atual situação, mas também é fundamental o enfrentamento das adversidades. O empresário não pode esmorecer. Deve sim agir, buscar saídas, inovar”, frisou.

 

As dificuldades de todos os setores privados também apareceram no discurso da prefeita Regina Dubay. Para solucioná-las, a prefeita também apontou a união das três esferas de governo, como a melhor saída. Em seguida, enumerou as realizações da Administração Municipal e garantiu que elas também favorecem o bom desenvolvimento da cidade.

 

Participantes

 

Da 1ª Mostra da Indústria Mourãoense participam: Coamo, Galbrás, Prosolus, Maxcon, Vargas Confecções, Faculdade Integrado, Alac Sistemas – Makito, Rinaldi Informática, UTFPR, Pedreira Itaipu, Telhas Marte, Realce Estofados, Unespar/Fecilcam, Unicampo, Marcovic, Unidade Moageira Paraná, Usicampo, OM Brasil, Pedreira Casali, Biovis, Cristófoli Biossegurança, Leve Vida, Famatex, Colacril, Sicredi, Telas Jort, Decorações Barbosa, Diego Bordados, Habitação Imóveis, Truck Food, Unimed, Lajes Ciola, Fiep/Sesi, Casa do Artesão, Reivos, Fundição Nova Forma, Bagini Choptian Locações e Transporte, Troféus Coelho, Fundação Educere (com as empresas Oilon Products, Celf, Ponce, Lizze, Evolutec, Medstorn, Dacapo e Clenap), Conecta, Sebrae, Siccob, Ligue Telecom e Plug TV por Assinatura.

 

Programação desta sexta-feira

 

A visitação a 1ª Mostra da Indústria Mourãoense nesta sexta-feira será das 9 às 22 horas e está prevista a presença, inclusive, de caravanas de escolas de Campo Mourão e de cidades da região.

Quatro palestras estão programadas: 10 horas – Energias Renováveis; 14 horas – Como Atender o Seu Cliente Com o Menor Custo; 16 horas – Linhas de Fomento do BNDS; 19h30min – Imagem Vende! Como Mudar a Apresentação da sua Empresa para Vender M (com Alexandre João Munhoz, do Sebrae).

 

A mostra é uma realização da Acicam, em parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Sindimetal/Campo Mourão e o Município.

Outras notícias