Pular para o conteúdo

“Paraná Mais Esporte” fecha 3ª Etapa em Maringá

A Secretaria do Esporte e do Turismo do Paraná promoveu nesta quinta-feira (12 de novembro) pela manhã a 3ª etapa do programa “Paraná Mais Esporte” no município de Maringá. 

O evento oportunizou discussões sobre a nova política estadual do esporte entre prefeitos, secretários de esporte, diretores de esporte, deputados da região e lideranças do segmento. Após a apreciação de demandas e sugestões, o secretário do Esporte e do Turismo no Paraná, deputado estadual Douglas Fabrício, apresentou investimentos do governo estadual em materiais esportivos aos municípios participantes. Vinte e nove municípios da região de Maringá foram representados no auditório da Faculdade Cidade Verde. 

Ângulo, Astorga, Atalaia, Colorado, Doutor Camargo, Floraí, Floresta, Flórida, Iguaraçu, Itaguajé, Itambé, Ivatuba, Lobato, Mandaguaçu, Mandaguari, Marialva, Maringá, Munhoz de Melo, Nossa Senhora das Graças, Nova Esperança, Ourizona, Paiçandu, Presidente Castelo Branco, Santa Fé, Santa Inês, Santo Inácio, São Jorge do Ivaí, Sarandi e Uniflor estiveram presentes.

Além de Douglas, participaram do evento os deputados estaduais Thiago Amaral e Evandro Júnior, os representantes dos deputados federais Ricardo Barros, Edmar Arruda e Rubens Bueno e dos estaduais Dr. Batista, Cobra Repórter e Maria Victoria, o vice-prefeito de Maringá, Cláudio Ferdinandi, e o chefe do escritório regional da SEET, Luciano Pozza.

O secretário Douglas Fabrício falou da importância do programa “Paraná Mais Esporte” para dinamizar a prática nos municípios. Ele também afirmou que o esporte é um importante instrumento para aquecer setores como gastronomia e hotelaria, ligados ao turismo. “O projeto tem o objetivo de impulsionar o esporte para contribuir com o processo de desenvolvimento do turismo e, consequentemente, da economia local. Estamos aqui para nos planejar e conscientizar. É a maneira de enxergar do governador Beto Richa, que valoriza nossa área. Temos que entender que R$ 1,00 no esporte vale R$ 4,00. Quando investimos no esporte, investimos também na segurança, saúde e educação”. 

Para o vice-prefeito de Maringá, Cláudio Ferdinandi, a ampliação dos investimentos no esporte dá um grande retorno para a área da saúde. “O esporte é fundamental na saúde. A prática de modalidades é benéfica para a prevenção. É essencial apoiar e participar deste projeto. Torna os custos da saúde menores. É uma maneira barata”.

Já o coordenador do escritório regional da SEET, Luciano Pozza, argumenta que o projeto inova ao identificar e mapear todas as demandas das regiões do Paraná. “É um projeto inovador que proporciona oportunidade de discussão ampla para extrair todas as necessidades reais de todas as cidades do estado, que ainda recebem importantes investimentos em materiais esportivos. Municípios têm dificuldade de investir no esporte”. 

Para o deputado estadual Thiago Amaral, “o esporte recupera as virtudes e proporciona a socialização”. Segundo ele, “este programa busca o diagnóstico, para apresentação de soluções especificas. É bem pensado e vai estruturar o esporte no estado”.

O deputado estadual Evandro Júnior argumenta que o programa terá um grande papel no processo de inclusão social dos jovens. “O trabalho do secretário Douglas Fabricio está atendendo todos os municípios do estado. Observamos que o governo Beto Richa está fazendo o possível e o necessário para oferecer condições essenciais para os jovens se desenvolverem com o esporte”. 

Outras notícias