Pular para o conteúdo

novembro 20, 2015

TOP 2016 envolve 284 atletas da região Noroeste

 

Maior programa de apoio ao esporte olímpico do país concede 1.600 bolsas

O Programa Talento Olímpico do Paraná (TOP 2016) foi lançado em Campo Mourão nesta quinta-feira (19 de novembro) em evento que contou com prefeitos, vice-prefeitos, secretários de esporte, dirigentes, atletas das regiões de Campo Mourão, Maringá, Umuarama, Ivaiporã e Paranavaí. Também prestigiaram o evento, representantes dos deputados Rubens Bueno (federal) e Márcio Nunes (estadual).

O encontro ocorrido na Associação dos Agrônomos expôs a um numeroso público o maior programa de incentivo da história do esporte paranaense, beneficiando atletas e técnicos com patrocínios mensais.
O programa contribui com 1.600 atletas em diversas faixas de incentivo financeiro que chegam a R$ 4 mil mensais. Na região Noroeste, 284 atletas, técnicos e paratletas participam do programa. Uma das atletas que prestigiou o evento foi a ciclista Gabriela Yumi, que representa Maringá e é uma das grandes revelações do estado.

 

O secretário do Esporte e do Turismo do Paraná, deputado estadual Douglas Fabrício, argumenta que o TOP revela importantes nomes no esporte nacional e mundial. Segundo ele, fundamentais parcerias resultam no êxito do programa.

“Esta ocasião é essencial para apresentarmos nossos atletas. Alguns deles disputarão Olimpíadas no ano que vem. Quem está no TOP tem talento para se qualificar e participar de grandes competições. Para viabilizar este programa do Governo Beto Richa, temos a participação de parceiros. A Copel representa nosso principal parceiro neste projeto. É a empresa que mais patrocina o esporte no estado do Paraná”.
A ciclista Gabriela Yumi, atleta categoria olímpico, mencionou que o TOP é um grande incentivo para manter o esportista em sua atividade. “Minha bolsa fez com que meus pais me apoiassem na escolha pelo esporte. Hoje pratico e disputo porque tenho esta ajuda”, disse.
 

Os prefeitos da região presentes destacaram a importância do TOP no processo de disciplina e de geração de oportunidades. O prefeito de Mamborê, Nei Calori, já reconhece o significado do TOP para os competidores paranaenses. “É um programa que proporciona condições adequadas para os atletas se qualificarem em sua prática esportiva. A região da COMCAM está sendo bastante beneficiada. Com projetos assim, há mais rendimento na escola e, consequentemente, no aprendizado. O TOP permite o surgimento de ícones da nossa região e do nosso estado”, argumenta.

Já o prefeito de Peabiru, Claudinei Minchio, enfatiza a necessidade de o estado dar assistência aos seus jovens e atletas. Ele menciona a importante participação de paranaenses nas Olimpíadas. “O TOP beneficia nossos atletas com importantes incentivos. Temos atletas valiosos que precisam explorar os seus talentos para sonharem e viabilizarem a participação nas Olímpiadas de 2016 no Rio de Janeiro”.

O gerente do Departamento de Serviços da Copel, Hamilton Kawakami, aproveitou a ocasião para chamar atenção à parceria entre a estatal e a Secretaria do Esporte e do Turismo do Paraná.


“Além do desenvolvimento econômico e industrial do Paraná, a Copel reconhece que deve apoiar a educação e a melhoria de vida da sociedade. Este patrocínio tem objetivo de descobrir novos talentos e fomentar o esporte. A Copel entende a importância de ser parceria neste grande projeto”.