Pular para o conteúdo

novembro 19, 2015

“Tocha Olímpica em Foz do Iguaçu é o encontro entre o esporte o turismo paranaense”, afirma Douglas

O Comitê Olímpico divulgou recentemente a rota que será percorrida pela Tocha Olímpica para as Olimpíadas 2016 no Rio de Janeiro. A cidade de Foz do Iguaçu está entre as que vão receber o principal símbolo do evento. A passagem da tocha no município paranaense será organizada nesta sexta-feira (20 de novembro) no Hotel Bourbon, às 09 horas, com presença de diversas autoridades.

Para o secretário do Esporte e do Turismo, deputado estadual Douglas Fabrício, a inclusão de Foz do Iguaçu na Rota da Tocha justifica e amplia ainda mais o potencial turístico da região paranaense. “O evento caracteriza o grande encontro das nossas duas áreas de atuação: o turismo e o esporte. Ao incluir Foz do Iguaçu na Rota da Tocha, o município se torna parte das Olímpiadas Brasileiras. Quem viajar para o Rio de Janeiro poderá se sentir atraído a conhecer também as belezas naturais de Foz. É uma grande oportunidade”, diz Douglas.

A Tocha Olímpica vai percorrer cerca de 300 cidades brasileiras, entre elas todas as capitais estaduais, até agosto de 2016, quando chegará ao Rio de Janeiro para a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos.

A jornada da tocha começa em maio de 2016, na Grécia, onde será acesa em Olímpia, cidade-berço das Olimpíadas.

Os municípios brasileiros além de fazer parte da Rota da Tocha também receberão eventos que incluem shows musicais nacionais e outras atrações.

Douglas destaca importância dos Jogos Abertos, que contarão com delegações de 60 cidades em Francisco Beltrão

A fase final dos 58º Jogos Abertos do Paraná vai atrair atletas de 60 municípios do Estado a Francisco Beltrão entre os dias 20 e 29 de novembro. A confirmação das cidades que estarão representadas no evento aconteceu em congresso técnico que reuniu dirigentes das equipes e das secretarias de Esporte de Beltrão e do Estado, na Amsop (Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná).

A expectativa é de que mais de 4.200 atletas, dirigentes e árbitros participem do evento esportivo, que é o maior do estado. O secretário do Esporte e do Turismo, deputado estadual Douglas Fabrício, argumenta que o evento tem reflexos positivos nas áreas do turismo e do esporte. “Além de mobilizar muitos jovens em uma prática saudável, o JAPs movimenta as redes gastronômicas e de hotelaria, que têm influência direta sobre o turismo”, argumenta.

Para o prefeito Cantelmo Neto, o evento esportivo será uma oportunidade de evidenciar o trabalho realizado no município. “Beltrão será o centro das atenções do estado, mas além de evidenciar nossa estrutura e o trabalho de base no esporte, os jogos abertos deixam um legado de otimismo, espírito de amizade e ânimo para as pessoas”, frisou o prefeito.

A abertura dos Jogos Abertos do Paraná acontece dia 20 de novembro, às 20 horas, no ginásio Arrudão. A Prefeitura já preparou quase todas as praças esportivas para receber a competição e está firmando parcerias com diversas entidades e instituições para promover o evento.