Pular para o conteúdo

novembro 15, 2015

Ta Sabendo: Acicam lança a 1ª Mostra da Indústria Mourãoense

Como o primeiro evento do associativismo local voltado à indústria, a 1ª Mostra da Indústria Mourãoense já se enaltece pelo elevado número de parceiros, dentre os quais podemos destacar: a Coamo, Unimed, Fiep (Federação das Indústrias do Estado do Paraná), Sicoob e a própria idealizadora do evento, Acicam (Associação Comercial e Industrial de Campo Mourão). A cerimônia de abertura do evento, realizada nas dependências do Parque de Exposições Getúlio Ferrari, reuniu, nesta quinta-feira (12), representantes da indústria e autoridades como o deputado estadual, Márcio Nunes (PSC), o secretário do Estado de Esportes, Douglas Fabrício (PPS) e a prefeita Regina Dubay.

 

Na ocasião, o gerente dos Correios de Campo Mourão, José Alves Cruz, e o presidente da Acicam, Newton Leal, posaram para a foto que registra o lançamento do selo personalizado alusivo à 1ª Mostra da Indústria Mourãoense. Em seu discurso, Cruz lembrou que numa conjuntura “em que o País passa por um momento adverso, o município dá um exemplo de pujança”, numa referência à iniciativa da Acicam 

 

O presidente do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Campo Mourão (Sindimetal), Fernando Mizote, destacou o número de parceiros do evento, que reconheceu, em princípio, não imaginar que fosse tão grande. Mizote disse que o empresário da indústria vem sofrendo muito com a crise econômica brasileira e valorizou a proposta de aproximar a indústria de seus potenciais clientes.

 

Eufânio Sachetti, presidente da Unimed/Campo Mourão, parabenizou a iniciativa do evento e justificou que os médicos de Campo Mourão não poderiam ficar de fora da realização. “Nossa classe depende do bom desempenho dos demais segmentos da cidade”, ressaltou.

 

O deputado Márcio Nunes além de enfatizar o potencial de Campo Mourão em várias áreas, ponderou que “se a indústria local for bem cuidada, também pode chegar num patamar maior que o atual”. Para isso, garantiu que o Estado do Paraná também está fazendo sua parte, visto que, segundo ele, tem a melhor realidade fiscal do Brasil. Para ele, a 1ª Mostra da Indústria Mourãoense também cumpre seu papel no panorama municipal.

 

O secretário estadual de Esportes, Douglas Fabrício, foi mais breve em seu discurso. Disse em poucas palavras que deseja o sucesso dos empresários da indústria, elogiou a disposição da direção da Acicam na realização do evento e comprometeu o Governo do Estado do Paraná à demanda da indústria regional. “Nós, enquanto governo, estamos à disposição”, encerrou.

O presidente da Acicam, Newton Leal, lamentou que a indústria é um dos setores mais afetados pela crise nacional. Mas pontuou o evento aberto esta noite como uma resposta da Acicam para esta situação. Assegurou, contudo, que além das inovações que se pode realizar, é fundamental que os governos municipal, estadual e federal participem da melhora que todos esperam. “Tenho plena consciência do difícil momento que enfrenta a economia nacional e os percalços impostos ao setor produtivo, situação em que a indústria é um dos setores mais afetados. Mas também entendo que apenas lamentar a situação não basta. É justo que se reclame por medidas para reverter a atual situação, mas também é fundamental o enfrentamento das adversidades. O empresário não pode esmorecer. Deve sim agir, buscar saídas, inovar”, frisou.

 

As dificuldades de todos os setores privados também apareceram no discurso da prefeita Regina Dubay. Para solucioná-las, a prefeita também apontou a união das três esferas de governo, como a melhor saída. Em seguida, enumerou as realizações da Administração Municipal e garantiu que elas também favorecem o bom desenvolvimento da cidade.

 

Participantes

 

Da 1ª Mostra da Indústria Mourãoense participam: Coamo, Galbrás, Prosolus, Maxcon, Vargas Confecções, Faculdade Integrado, Alac Sistemas – Makito, Rinaldi Informática, UTFPR, Pedreira Itaipu, Telhas Marte, Realce Estofados, Unespar/Fecilcam, Unicampo, Marcovic, Unidade Moageira Paraná, Usicampo, OM Brasil, Pedreira Casali, Biovis, Cristófoli Biossegurança, Leve Vida, Famatex, Colacril, Sicredi, Telas Jort, Decorações Barbosa, Diego Bordados, Habitação Imóveis, Truck Food, Unimed, Lajes Ciola, Fiep/Sesi, Casa do Artesão, Reivos, Fundição Nova Forma, Bagini Choptian Locações e Transporte, Troféus Coelho, Fundação Educere (com as empresas Oilon Products, Celf, Ponce, Lizze, Evolutec, Medstorn, Dacapo e Clenap), Conecta, Sebrae, Siccob, Ligue Telecom e Plug TV por Assinatura.

 

Programação desta sexta-feira

 

A visitação a 1ª Mostra da Indústria Mourãoense nesta sexta-feira será das 9 às 22 horas e está prevista a presença, inclusive, de caravanas de escolas de Campo Mourão e de cidades da região.

Quatro palestras estão programadas: 10 horas – Energias Renováveis; 14 horas – Como Atender o Seu Cliente Com o Menor Custo; 16 horas – Linhas de Fomento do BNDS; 19h30min – Imagem Vende! Como Mudar a Apresentação da sua Empresa para Vender M (com Alexandre João Munhoz, do Sebrae).

 

A mostra é uma realização da Acicam, em parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Sindimetal/Campo Mourão e o Município.

“Paraná Mais Esporte” fecha 3ª Etapa em Maringá

A Secretaria do Esporte e do Turismo do Paraná promoveu nesta quinta-feira (12 de novembro) pela manhã a 3ª etapa do programa “Paraná Mais Esporte” no município de Maringá. 

O evento oportunizou discussões sobre a nova política estadual do esporte entre prefeitos, secretários de esporte, diretores de esporte, deputados da região e lideranças do segmento. Após a apreciação de demandas e sugestões, o secretário do Esporte e do Turismo no Paraná, deputado estadual Douglas Fabrício, apresentou investimentos do governo estadual em materiais esportivos aos municípios participantes. Vinte e nove municípios da região de Maringá foram representados no auditório da Faculdade Cidade Verde. 

Ângulo, Astorga, Atalaia, Colorado, Doutor Camargo, Floraí, Floresta, Flórida, Iguaraçu, Itaguajé, Itambé, Ivatuba, Lobato, Mandaguaçu, Mandaguari, Marialva, Maringá, Munhoz de Melo, Nossa Senhora das Graças, Nova Esperança, Ourizona, Paiçandu, Presidente Castelo Branco, Santa Fé, Santa Inês, Santo Inácio, São Jorge do Ivaí, Sarandi e Uniflor estiveram presentes.

Além de Douglas, participaram do evento os deputados estaduais Thiago Amaral e Evandro Júnior, os representantes dos deputados federais Ricardo Barros, Edmar Arruda e Rubens Bueno e dos estaduais Dr. Batista, Cobra Repórter e Maria Victoria, o vice-prefeito de Maringá, Cláudio Ferdinandi, e o chefe do escritório regional da SEET, Luciano Pozza.

O secretário Douglas Fabrício falou da importância do programa “Paraná Mais Esporte” para dinamizar a prática nos municípios. Ele também afirmou que o esporte é um importante instrumento para aquecer setores como gastronomia e hotelaria, ligados ao turismo. “O projeto tem o objetivo de impulsionar o esporte para contribuir com o processo de desenvolvimento do turismo e, consequentemente, da economia local. Estamos aqui para nos planejar e conscientizar. É a maneira de enxergar do governador Beto Richa, que valoriza nossa área. Temos que entender que R$ 1,00 no esporte vale R$ 4,00. Quando investimos no esporte, investimos também na segurança, saúde e educação”. 

Para o vice-prefeito de Maringá, Cláudio Ferdinandi, a ampliação dos investimentos no esporte dá um grande retorno para a área da saúde. “O esporte é fundamental na saúde. A prática de modalidades é benéfica para a prevenção. É essencial apoiar e participar deste projeto. Torna os custos da saúde menores. É uma maneira barata”.

Já o coordenador do escritório regional da SEET, Luciano Pozza, argumenta que o projeto inova ao identificar e mapear todas as demandas das regiões do Paraná. “É um projeto inovador que proporciona oportunidade de discussão ampla para extrair todas as necessidades reais de todas as cidades do estado, que ainda recebem importantes investimentos em materiais esportivos. Municípios têm dificuldade de investir no esporte”. 

Para o deputado estadual Thiago Amaral, “o esporte recupera as virtudes e proporciona a socialização”. Segundo ele, “este programa busca o diagnóstico, para apresentação de soluções especificas. É bem pensado e vai estruturar o esporte no estado”.

O deputado estadual Evandro Júnior argumenta que o programa terá um grande papel no processo de inclusão social dos jovens. “O trabalho do secretário Douglas Fabricio está atendendo todos os municípios do estado. Observamos que o governo Beto Richa está fazendo o possível e o necessário para oferecer condições essenciais para os jovens se desenvolverem com o esporte”.