Pular para o conteúdo

Em Arapongas, municípios apresentam propostas e recebem materiais para atividades esportivas

Encerrando a primeira rodada de encontros regionais da III etapa do programa Paraná Mais Esporte pelo interior, o município de Arapongas, no norte do estado, reuniu nesta sexta-feira prefeitos, secretários e diretores do Esporte de 26 dos 35 municípios pertencentes à regional de Londrina da Secretaria do Esporte e do Turismo (SEET). Eles receberam materiais esportivos para incrementar as atividades locais e participaram da discussão para reformular a política de esportes do estado para o ano que vem.

Assim como ocorreu nas reuniões de Ponta Grossa e Cornélio Procópio esta semana, três municípios foram sorteados para apresentar suas sugestões e um diagnóstico da realidade local aos representes das demais cidades: Arapongas, Marilândia do Sul e Centenário do Sul. Os outros municípios entregaram documentos por escrito para o corpo técnico da secretaria, que vão auxiliar na formulação de uma nova política de incentivos.

“Atualmente temos 15 núcleos esportivos em Arapongas. Com esses materiais nós conseguiremos ampliar o número de turmas atendidas no município, atender as crianças com mais qualidade”, avaliou o secretário de Esportes municipal, Ricardo Gonçalves. “As duas coisas vêm de acordo com nossas necessidades. Além do encontro com o secretário, o material que estamos recebendo vem completar aquilo que necessitamos aqui, para dar mais fôlego, mais possibilidades de que o esporte aconteça com mais afinco na cidade”, comentou o prefeito de Arapongas, Padre Beffa.

Nesta terceira fase do programa, lançado na semana passada pelo governador Beto Richa, os municípios devem apresentar os resultados das duas primeiras etapas: encontros regionais para expor os propósitos do programa e seminários municipais de diagnóstico. “Estar presente nos municípios conversando com os dirigentes esportivos, trazendo para eles sugestões e também recebendo sugestões e críticas ajuda a melhorar nosso trabalho”, ressaltou o secretário do Esporte e do Turismo, deputado Douglas Fabrício. “É o estilo do governador Beto Richa para que a gente possa estar atingindo todos os municípios”, disse.

PEQUENOS MUNICÍPIOS – O objetivo do Paraná Mais Esporte é atingir os 399 municípios paranaenses. A grande maioria, 332, já aderiu ao programa. “É importante que o governo do estado, com sua sensibilidade, procure incentivar, incrementar e ir repassando recursos para os municípios. Para os municípios menores, uma ação dessa parece pequena, mas é muito importante e significativa”, avaliou o prefeito de Centenário do Sul, Luiz Nicacio, presidente da Associação dos Municípios do Médio Paranapanema (Amepar).

Também estiveram em Arapongas o deputado federal Alex Canziani, representantes dos deputados estaduais Cobra Repórter e Nelson Justus, os prefeitos de Cafeara, Oscimar José Sperandio, e de Kaloré, Washington Luiz, e o chefe do escritório regional da SEET em Londrina, José Carlos Toloi, além de vereadores e lideranças da região.

Na próxima semana, o Paraná Mais Esporte chega a Toledo, Cascavel e Francisco Beltrão (que pertence à regional de Pato Branco). No final do ano, um grande seminário estadual será realizado para conclusão do programa e redefinição da política de esportes.

Outras notícias