Maior lutador da história do boxe brasileiro e eleito o melhor peso-galo mundial de todos os tempos, o ex-pugilista Eder Jofre, 79 anos, esteve no Paraná pela primeira vez neste fim de semana. Ele participou de uma luta exibição da primeira brasileira campeã mundial da modalidade, a paranaense Rosilete do Santos. O confronto foi no ginásio Ney Braga, em São José dos Pinhais, município onde Rosilete e o marido, o ex-boxeador Macaris do Livramento, desenvolvem um trabalho social no Centro de Excelência do Boxe.
Projeto apoiado pelo Governo do Estado, o Centro atende 200 crianças e adolescentes de dez a 18 anos com aulas gratuitas de boxe no contraturno escolar. “O objetivo é a inclusão por meio da socialização, educação, disciplina, saúde, além de propagar o ensino do boxe”, comentou Macaris, campeão mundial pela WBC em 1996. “Foi uma luta de mais de 16 anos, mas conseguimos os apoios. Agora somos reconhecidos por este sonho realizado. Vamos trabalhar e dar um futuro melhor para estas crianças”, disse.
Para Eder Jofre, o projeto é importante também do ponto de vista esportivo. “Esses jovens poderão ser os campeões de amanhã”, comentou.
O Centro de Excelência tem patrocínio da Copel e da Sanepar, por meio da Lei de Incentivo do Ministério do Esporte, e conta com o apoio institucional das secretarias do Esporte e do Turismo do Paraná e de Esporte e Lazer de São José dos Pinhais.
“É um grande exemplo de parceria. O Centro de Excelência vai proporcionar um grande ganho social. O investimento em esporte beneficia também as áreas de segurança, educação e saúde”, ressaltou o secretário do Esporte e do Turismo, Douglas Fabrício.
LUTA EXIBIÇÃO – Além de conhecer o projeto, Eder Jofre também acompanhou duas disputas de título estadual paranaense de boxe.
Bem-humorado, o campeão mundial, que tem na carreira 81 lutas, 75 vitórias (50 por nocaute), quatro empates e apenas duas derrotas, ainda disputou dois rounds com Rosilete dos Santos. A ex-boxeadora tem 34 lutas e 29 vitórias na carreira e pendurou as luvas em 2013, após unificar o título mundial de duas das mais importantes instituições de boxe, a Wiba e a WPC em 2011.
Apesar de não estar previsto no evento, Eder Jofre aceitou o desafio de Macaris do Livramento para um duelo e “nocauteou” o presidente da Federação Paranaense de Boxe no primeiro round.
HOMENAGEM – Rosilete e Eder Jofre também foram homenageados pelo Governo do Estado. O secretário Douglas Fabrício entregou uma placa a cada um deles, parabenizando pelas carreiras e pelos serviços prestados ao esporte brasileiro. “Agradeço muito a homenagem e o reconhecimento”, disse Macaris.