Pular para o conteúdo

Pato Branco foi o quinto município a sediar discussões sobre a nova política de esportes

Representantes do sudoeste do Paraná contribuíram com ideias e propostas para uma nova política estadual para o esporte em encontro regional realizado em Pato Branco nesta quinta-feira (03). O objetivo é concluir um novo projeto para 2016 que seja de interesse de todo o estado. Para isso, a Secretaria do Esporte e do Turismo realiza audiências nas 13 regionais.

O debate promovido na Câmara Municipal contou com o secretário do Esporte e do Turismo, deputado estadual Douglas Fabricio, o deputado estadual Guto Silva, o prefeito de Pato Branco Augustinho Zucchi, demais prefeitos, vereadores, secretários e diretores. Ao todo, 42 municípios da região participaram das discussões. 

Além das lideranças regionais, o evento teve a participação do coordenador de Esporte da Secretaria, José Alberto de Campos, da coordenadora dos escritórios regionais da SEET, Rosângela Pombo e do Dilson Martins, dos Assuntos Estratégicos.

Para o secretário do Esporte e do Turismo do Paraná, Douglas Fabricio, o objetivo do evento é destacar a importância que o esporte tem na sociedade. “Cada real investido no esporte é multiplicado por quatro. É uma área que traz benefícios para educação, saúde e segurança. O esporte faz as crianças vivenciarem valores”, disse. 

O secretário pediu a participação de lideranças do segmento e gestores. Segundo ele, com a colaboração de todos é possível mapear o esporte no estado e elaborar uma nova política. “Ano que vem o Brasil será sede das Olimpíadas e o esporte deve ter tratamento especial no Paraná e em todo o país”. 

O deputado estadual Guto Silva argumenta que os eventos regionais “vão diagnosticar o panorama e identificar as demandas”. Além disso, o parlamentar argumentou que a bancada do esporte da Assembleia Legislativa está trabalhando em sintonia com a Secretaria do Esporte e do Turismo.

Tocha Olímpica e centro multiuso

O prefeito de Pato Branco Augustinho Zucchi aproveitou para informar que o município vai inaugurar um centro multiuso de esporte no dia 02 de julho: data da passagem da tocha olímpica no sudoeste do estado. “Pato Branco será um dos três municípios paranaenses que receberá a tocha olímpica. Vamos celebrar o fato com a nosso centro multiuso”, disse.

Após o encerramento do encontro da Câmara Municipal, o secretário Douglas Fabricio visitou as obras do centro multiuso. "É uma bela iniciativa que vai gerar muito espaço para a prática de esporte", disse.

Encontros Regionais

Pato Branco foi o quinto município a sediar o encontro, que já foi realizado em Curitiba, Ponta Grossa, Londrina e Cornélio Procópio. Nesta sexta-feira (04 de setembro), os debates serão promovidos em Ivaiporã (Câmara Municipal) e Campo Mourão (Anfiteatro COMCAM). O evento será promovido em todas as 12 regionais e na subsede de Paranavaí. 

Após as duas primeiras etapas, que incluem a discussão regional e a municipal, serão promovidos seminários para avaliar as propostas que deverão fazer parte da nova política estadual de esportes do Paraná. 

ROTEIRO DE ENCONTROS REGIONAIS

4/9 – Ivaiporã – 09:00 horas – Câmara Municipal – Praça dos Três Poderes – Centro
4/9 – Campo Mourão – 15:00 horas – Anfiteatro COMCAM – Av. Brasil, 879 – Centro
10/9 – Cascavel – 09:00 hs – Auditório Núcleo Reg. Educação – Av. Brasil, 2040 – São Cristovão
10/9 – Toledo – 15:00 horas – Auditório Acary de Oliveira – Anexo à Prefeitura Municipal – Rua
Raimundo Leonardi, 1586.
11/9 – Umuarama – 09:00 horas – Anfiteatro Agência do Trabalhador – Av. Rio Branco, 4211
11/9 – Paranavaí – 14:30 horas – Centro de Eventos – Av. Heitor de Alencar Furtado, s/n –
Entre Forum Eleitoral e IAP.
17/9 – Maringá – 15:00 horas – ACIM- Associação Comercial – Rua Brasilio Sautchuk, 388

(*) Guarapuava com data ainda indefinida

Outras notícias