SEET finaliza primeira rodada de encontros regionais em Maringá
Na tarde desta quinta-feira (17/09), Maringá foi a última sede dos encontros regionais da primeira rodada. Os eventos promovidos nos meses de agosto e setembro tiveram o objetivo de iniciar trabalhos para formação da nova política estadual do esporte de 2016. Lideranças como prefeitos da região, vereadores, secretários e diretores de esporte, gestores e atletas participaram de debate com o secretário do Esporte e do Turismo do Paraná, deputado estadual Douglas Fabrício, e representantes da equipe técnica da SEET.
Neste último encontro, lideranças de 24 municípios se envolveram, demonstrando comprometimento da região com o esporte. Ao final da rodada, constatou-se que lideranças de 319 cidades estiveram nos encontros regionais das 13 sedes.
O secretário do esporte e do Turismo, deputado Douglas Fabricio, destacou a importância da participação das pequenas, médias e grandes cidades no debate. “Envolver os gestores e a comunidade local na discussão de políticas públicas é fundamental para que acertemos nas decisões. A política adotada pelo governador Beto Richa é a do diálogo. E é nesse caminho que queremos seguir."
O prefeito de Santa Fé, Edson Palotta, afirma que “a evolução do esporte só vai acontecer com a descentralização das discussões”.
O vice-prefeito de Maringá, Cláudio Ferdinandi, enfatizou a vocação de Maringá para o esporte. “Temos várias áreas para a prática do esporte na cidade e este evento vem atender a expectativa de todos os maringaenses que buscam melhorar o esporte no estado. Sobre a presença do secretário nestes encontros é de fundamental importância. Mostra seu interesse neste importante projeto”.
O chefe da regional de Maringá, Luciano Pozza, diz que a realização do encontro regional atende uma importante demanda. “Ao convidar os gestores do esporte para o encontro, percebi que existe uma carência muito grande. Há muito tempo eles não se sentiam prestigiados ao ponto de serem convidados para uma discussão sobre o esporte paranaense”.
Novas etapas
Após esta primeira etapa que envolveu Curitiba, Ponta Grossa, Londrina, Cornélio Procópio, Pato Branco, Ivaiporã, Campo Mourão, Cascavel, Toledo, Umuarama, Paranavaí, Guarapuava e, por final, Maringá, as cidades deverão reunir representantes, profissionais e praticantes do esporte para responder questionários com opiniões e pedidos.
Em aproximadamente 30 dias, será realizada uma nova rodada de encontros regionais no estado para o secretário do Esporte e do Turismo, deputado Douglas Fabricio, e a equipe técnica da SEET receberem as sugestões.
Em uma terceira etapa, a Secretaria do Esporte e do Turismo do Paraná vai analisar os questionários para fazer a sistematização das propostas, que serão incorporadas à nova política estadual de esporte de 2016.