Pular para o conteúdo

Tribuna do Interior: Culpa da greve “Eu gostaria de ter realizado os Jojup’s”, afirma Douglas

Walter Pereira

 

O deputado estadual e secretário do Esporte e do Turismo do Paraná, Douglas Fabrício (PPS), disse na sexta-feira, durante visita à TRIBUNA, que “gostaria de ter realizado os Jogos da Juventude do Paraná (Jojups’s)”, anulado neste ano no Estado. Ele informou que atendeu pedido dos próprios prefeitos do Estado para o cancelamento do evento esportivo. “Não sou o dono do Estado, não posso ir até o prefeito e falar você tem que fazer. Não tem como”, falou.

 

O secretário comentou que a maioria das associações de prefeitos do Paraná, inclusive a Comcam, encaminhou pedido a ele solicitando o cancelamento por causa da greve dos professores, que durou 49 dias. “Não foi uma decisão nossa”, ressaltou. Segundo o secretário, os pedidos para o cancelamento dos Jojup’s começaram pela região Sudoeste e logo se espalharam pelas demais regiões.

 

O secretário informou que os prefeitos justificaram que a greve dos professores inviabilizaria o evento já que os alunos teriam que fazer a reposição das aulas perdidas. Nos últimos dias, inclusive alguns gestores municipais da região divulgaram nota reafirmando o interesse na anulação da competição este ano. “Até o pessoal da educação nos alertou que não teria mais como sediar os jogos”, argumentou.

 

Segundo Douglas, após o pedido dos prefeitos, ele fez uma reunião com o governador do Estado Beto Richa (PSDB) e decidiu pelo cancelamento. “Contudo realizamos os Jogos Escolares do Paraná em parceria com os municípios e já estamos realizando em todo o Paraná os Jogos Abertos. Os Jogos da Juventude atendem basicamente o mesmo público dos Jogos Escolares”, frisou.

 

Douglas acrescentou que para o ano que vem os Jogos da Juventude do Paraná serão realizados normalmente. A fase regional do Jojup’s estava prevista para acontecer no dia 13 de julho. A competição envolveria estudantes de 14 a 17 anos, que disputariam 19 modalidades entre si. Seriam 20 mil participantes. Foi a primeira vez em 29 anos que os Jogos da Juventude não foram realizados. 

 

Outras notícias