Prefeitos, secretários e diretores de Esporte de municípios da regional de Curitiba da Secretaria do Esporte e do Turismo (SEET), que reúne 36 cidades, participaram na manhã desta quinta-feira de um debate sobre a nova política de esportes do Estado a ser adotada a partir de 2016. Organizado pelo Escritório Regional do Esporte e do Turismo (Eret) de Curitiba, o encontro é o primeiro de 12 reuniões regionais que serão realizados em todo o Estado. A intenção é colher propostas e ideias de todos os 399 municípios paranaenses para a definição da política de Estado para o Esporte.
Na abertura do encontro, o secretário do Esporte e do Turismo, deputado Douglas Fabrício, convocou os gestores a participar ativamente das discussões. “Nós já sabemos da importância do esporte, sabemos de seus benefícios, inclusive nas áreas da educação, saúde preventiva e segurança. Mas temos que convencer também a sociedade disso”, comentou. Para o secretário, é papel dos gestores mostrar à comunidade local os benefícios da prática esportiva e, assim, obter apoio para que o orçamento da área seja incrementado pelas prefeituras e até mesmo pelo Estado. “O governador Beto Richa, até mesmo por ser um admirador do esporte, tem dado o apoio que o setor merece. Mas precisamos de ainda mais investimentos”, disse.
ETAPAS – A proposta de redefinição da política estadual do Esporte foi dividida em três momentos. A primeira etapa são os encontros regionais. Dilson Martins, um dos palestrantes da SEET, apresentou aos participantes inicialmente um questionário que deve ser respondido pelos gestores para conhecer a realidade do esporte em cada município. “Queremos saber, por exemplo, quanto cada município reserva de seu orçamento para o esporte”, ressaltou.
Em seguida, o diretor de Esportes, José Alberto de Campos, destacou as expectativas em relação aos seminários municipais, a segunda etapa do projeto. Entram na discussão o formato dos Jogos Abertos e dos Jogos da Juventude. A intenção é avaliar as mudanças implementadas nos últimos anos e definir as regras para os próximos. “Esse é o momento de, se necessário, corrigir o rumo”, disse.
Para o chefe do Eret de Curitiba, Leopoldo Vendrami, o encontro foi importante para despertar o interesse dos gestores em participar desse novo momento. "A reunião foi muito boa em dois aspectos: a participação, com quase 60 pessoas de 26 municípios, e por despertar no gestor essa visão do que eles são hoje, o que estão fazendo pelo município e pra onde vão, o que podem fazer no futuro", disse.
A terceira etapa são os seminários regionais, fase em que os municípios apresentarão os questionários e as propostas discutidas localmente. A partir daí, equipes da SEET farão a sistematização das propostas para, na sequência, elaborar os parâmetros da nova política de esportes.
PREMIAÇÃO – Ao final do encontro, quatro municípios que ainda não haviam recebido a premiação pela participação nas regionais dos Jogos Abertos em Campo Largo, receberam medalhas e troféus: Matinhos (vice-campeão no futebol e basquete masculino); Morretes (terceiro lugar no basquete masculino); Almirante Tamandaré (campeão na bocha); e Curitiba (vice na bocha).
À tarde, gestores da regional de Ponta Grossa se reúnem no município.
Confira os demais encontros regionais:
28/8 – Londrina (manhã)
28/8 – Cornélio Procópio (tarde)
3/9 – Pato Branco (tarde)
4/9 – Ivaiporã (manhã)
4/9 – Campo Mourão (tarde)
10/9 – Cascavel (manhã)
10/9 – Toledo (tarde)
11/9 – Umuarama (manhã)
11/9 – Paranavaí (tarde)
17/9 – Maringá (tarde)