Gestores de esporte, prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, secretários e diretores de esporte de 38 municípios da região de Cornélio Procópio participaram nesta sexta-feira, 28, no anfiteatro da UENP – Universidade Estadual do Norte do Paraná de um encontro para expor e discutir propostas que podem ser incorporadas em uma nova política estadual de esportes para o ano de 2016. Pela manhã, lideranças se reuniram em Londrina com o mesmo objetivo.
Neste que é o Fórum Estadual Para Consolidação e Homologação da Política e Sistema Estadual do Esporte do Paraná, o secretário do Esporte e do Turismo do Paraná, Douglas Fabrício, enfatizou a importância da discussão de uma nova política estadual para a área.
“Precisamos chamar a atenção da população para a importância do esporte como elemento essencial para beneficiar áreas como saúde, segurança e educação. Com o esporte, as pessoas também aprendem disciplina, ética, respeito e comprometimento com o dia a dia. Este foi um ano de ajuste, e o governo Beto Richa já começa a perceber avanços. Ano que vem teremos mais investimentos”, afirmou.
Para o prefeito de São Sebastião da Amoreira, Luiz Fernandes, popular Luizinho, é muito importante esta oportunidade de discutir a política estadual do esporte ouvindo todos os municípios, sem exceção.
Estou gostando muito da forma que o deputado Douglas Fabrício esta fazendo. Nunca um secretário se preocupou e debateu tanto o esporte com os pequenos municípios como na gestão dele. Desta forma ele oferece a oportunidade para todos, sem distinção de tamanho, participem da discusao. Agora, como este projeto tenho a absoluta certeza que a pratica do esporte nas pequenas cidades será ainda mais ativa”, destacou.
Por fim, a prefeita de Leópolis, Cléa Bernardes Trombini, que também é presidente da Amunorpi (Associação dos Municípios do Norte do Paraná), destacou a importância deste mapeamento. Para Cléa, o apoio do Governo do Estado e o trabalho realizado pela SEET (Secretaria do Esporte e do Turismo) nesta ação de ouvir todos os municípios sobre uma nova política do esporte está sendo de extrema importância para a evolução do esporte no estado.
O encontro regional ainda teve a participação do coordenador de Esporte da Secretaria, José Alberto de Campos, do presidente do IPCE, Diego Gurgacz, da coordenadora dos escritórios regionais da SEET, Rosangela Pombo, do chefe regional da SEET em Cornélio Procópio, Silvio Cunha e Dilson Martins dos Assuntos Estratégicos.
Veja os demais encontros regionais:
03/09 – Pato Branco (tarde)
04/09 – Ivaiporã – (Manhã)
04/09 – Campo Mourão (tarde)
10/9 – Cascavel (manhã)
10/9 – Toledo (tarde)
11/9 – Umuarama (manhã)
11/9 – Paranavaí (tarde)
17/9 – Maringá (tarde)