Aconteceu nessa quinta-feira (30 de julho) a abertura da fase regional da 58ª edição dos Jogos Abertos do Paraná, que vai envolver 227 municípios, 793 equipes e ter 11.800 participantes entre atletas, árbitros e dirigentes. Os jogos ocorrem neste fim de semana e no próximo (07 a 09 de agosto). A fase final da Divisão B vai ser em setembro em Palotina e a Final A em novembro em Francisco Beltrão.
A abertura da regional de Ubiratã contou com representantes de 23 municípios, sendo 18 da região Comcam. O município vai atrair 1045 pessoas entre atletas e dirigentes, 62 equipes em 12 modalidades esportivas.
Participaram do evento o secretário do Esporte e do Turismo do Paraná, deputado estadual Douglas Fabricio, e os prefeitos Baco Duarte (Ubiratã), Bento Batista (Juranda), Elza Aguiar (Altamira do Paraná) e Nei Calori (Mamborê).
Em Ubiratã, Douglas Fabricio destacou a importância do evento para os jovens paranaenses. “Estes jovens são o futuro de nossa nação, por isso, investir no esporte, é investir na saúde, educação e segurança. Como o governador Beto Richa sabe bem disso, ele autorizou os investimentos para realizarmos os Jogos Abertos do Paraná. Para ele, como para mim, é gratificante ver que podemos aqui formar campeões na vida e no esporte”, disse o secretário.
Demais municípios
Barbosa Ferraz, município que também se localiza na região de Campo Mourão, também está sediando os Jogos Abertos, contando com representantes de 15 municípios. No sudoeste do estado, Dois Vizinhos será sede da fase regional divisão B. Desde o ano 2000, o município não participa dos jogos. A edição vai envolver 1.051 atletas de 21 cidades e seis modalidades (basquete, bocha, futebol, futsal, handebol e vôlei) e o bolão que acontece no União Clube em São Jorge D'Oeste.
A divisão “B” Fase Regional além de ser realizada em Ubiratã, Barbosa Ferraz e Dois Vizinhos também vai acontecer em Campo Largo, Carambeí, Assaí, Centenário do Sul, Sarandi, Mariluz, Céu Azul, São Mateus do Sul e Missal.