Atletas paranaenses do Pan-Americano 2015 são homenageados
Em solenidade realizada nesta segunda-feira (03), no Palácio Iguaçu, em Curitiba, foram homenageados os atletas paranaenses que participaram dos Jogos Pan-Americanos de 2015, realizados entre os dias 10 e 26 de julho em Toronto, no Canadá. Dos 590 atletas que compunham a delegação brasileira, 39 nasceram ou treinaram no Estado.
O secretário do Esporte e Turismo do Paraná, deputado estadual Douglas Fabrício, aproveitou a oportunidade e destacou a importância do projeto TOP – Talento Olímpico do Paraná. “É um importante incentivo para o esporte e queremos continuar nesse caminho”, disse ele. “Esses resultados representam a consagração do esporte em nosso estado, mostrando que o trabalho que fazemos fortalecem as práticas desportivas no Paraná”, ressaltou.
Já o Governador Beto Richa destacou o desempenho dos atletas no Pan-Americano de Toronto. “É um orgulho o bom desempenho e os excelentes resultados que o Paraná conquistou nesta competição. Afirmo isso em nome de todos os paranaenses. Os atletas paranaenses deram uma grande contribuição ao bom desempenho que o Brasil teve no Pan-Americano. Mostraram a força do esporte no Paraná e o talento e habilidade de cada um”, finalizou.
Medalha de bronze na esgrima, a paranaense Amanda Netto Simeão, de Curitiba, comemorou a medalha e o reconhecimento do Estado. “Foi meu segundo Pan-Americano e, desta vez, consegui medalha, o que demonstra que todo o esforço que tive para chegar até aqui valeu a pena”, disse ela, emocionada.
Os paranaenses conquistaram 25 medalhas – dez de ouro, cinco de prata e dez de bronze. Se fosse um País, o Paraná ficaria em 8º lugar no quadro geral de medalhas, na frente de países como Equador, Chile e Uruguai.