Proposta foi debatida em Fórum Parlamentar do Turismo, de iniciativa da Câmara Federal.
Lideranças políticas nacionais, estaduais e representantes do trade turístico participaram nesta segunda-feira (22 de junho) do Fórum Parlamentar do Turismo, realizado na Assembleia Legislativa do Paraná.
Com o tema “Questões que afetam o desenvolvimento do turismo no Paraná”, o evento aconteceu com as presenças dos deputados membros da Comissão de Turismo da Câmara Federal, Alex Manente (presidente), Rubens Bueno (autor do requerimento), Moses Rodrigues, Hissa Abrahão, Herculano Passos, o presidente da comissão de Turismo da Assembleia Legislativa, deputado estadual Chico Brasileiro, o secretário do Esporte e do Turismo do Paraná, deputado Douglas Fabricio, o diretor-presidente da Paraná Turismo, Jacó Gimennes e demais lideranças.
Um dos principais temas debatidos foi a criação de um fundo estadual especial para o turismo. A experiência, que foi bem sucedida nos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, foi citada pelo secretário do Esporte e do Turismo Douglas Fabrício.
“O turismo é um importante vetor de desenvolvimento e está com poucos recursos. A criação deste fundo pode contribuir com mais investimentos no segmento. Com força política e dedicação de representantes do trade turístico podemos motivar nossos deputados a aprovar o fundo. No Brasil, está diminuindo a parcela de recursos para o Turismo. De quase um bilhão e quatrocentos mil reais, o ministério cortou quase um bilhão. Precisamos ampliar a fatia do orçamento, não cortar”, destacou Douglas.
O secretário do Planejamento, Silvio Barros, enfatizou o turismo como atividade que alavanca o desenvolvimento econômico e social, e contribui no desempenho das micro e pequenas empresas. Na ocasião, ele destacou o projeto do governo estadual – “Parques do Paraná”, que revitaliza unidades de conservação com objetivo de ampliar a visitação. A proposta é de iniciativa da Secretaria Estadual de Meio Ambiente em parceria com a Secretaria do Esporte e do Turismo, que cuidará do em torno dos parques.
“Vamos criar estímulos para o paranaense conhecer o Paraná. Temos atrativos importantes e é necessário valorizar”, disse.
O diretor presidente da Paraná Turismo, Jacó Gimennes, também mencionou o projeto “Parques do Paraná”. Segundo ele, “o programa vai marcar o governo Beto Richa”.
O presidente da Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Chico Brasileiro, afirmou que vai atuar na Casa para fazer valer propostas favoráveis ao segmento. “Primeiramente precisamos por em prática as leis que já estão aprovadas e são esquecidas, como a que obriga os cinemas a veicular publicidade de atrativos turísticos antes das sessões. Desejamos construir uma legislação estadual em sintonia com a federal. E nesta ano dar atenção especial ao fundo estadual do turismo”.
Conselho Paranaense do Turismo
Antes do início do Fórum Parlamentar do Turismo, aconteceu na Assembleia Legislativa do Paraná a posse do Conselho Paranaense do Turismo. Representantes de 51 entidades foram empossados. Entre eles, o secretário do esporte e turismo Douglas Fabrício como presidente e João Jacob Mehl (presidente do Seha) como vice-presidente.