Pular para o conteúdo

Secretaria de Esportes busca parceria com times de futebol para escolinhas cidadãs

Escolinhas de futebol cidadãs em pequenos municípios e regiões em risco social de todo o Estado. Essa foi a proposta apresentada ao presidente do Coritiba Foot Ball Club, Rogério Portugal Bacellar, pelo secretário estadual do Esporte e do Turismo, deputado Douglas Fabrício. Bacellar e o coordenador do projeto das escolinhas do Coxa, Alan Roger Galvão da Silva, do Instituto Pratique Esporte, estiveram na SEET para mostrar ao secretário como funcionam as unidades que o clube mantem em Curitiba e alguns municípios do interior.
Atendendo entre 200 e 300 crianças e adolescentes por ano, as escolinhas gerenciadas pelo Instituto Pratique Esporte, ligado ao Coxa, são beneficiadas pela lei de incentivo ao esporte. A próxima fase do projeto está em fase de captação de recursos. Ao conhecer o trabalho em detalhes, Fabrício propôs ampliar o alcance do projeto, levando as escolinhas do Coxa e de outros clubes que se interessarem a municípios do interior.
A ideia é aproveitar as escolinhas já existentes nos municípios e implantar a filosofia do clube parceiro, capacitando os treinadores e fortalecendo a marca da equipe. A proposta já interessou ao Coritiba. "O jovem não sai das escolinhas apenas como atleta, mas como cidadão”, disse Bacellar. A opinião é compartilhada pelo secretário. “O esporte deve ser visto sob o foco da cidadania”, disse. “Esporte também é saúde, educação e segurança”, afirmou. 
O secretário destaca que o intuito não é, necessariamente, gerar atletas profissionais, mas afastar crianças e adolescentes das ruas e ainda possibilitar o acesso a grandes clubes paranaenses, que estão entre os mais importantes do país.

Outras notícias