abril 24, 2015
Gestores debatem incentivos ao esporte
Cerca de 350 prefeitos, secretários e diretores municipais de esporte de todo o estado iniciaram nesta quinta-feira (23) à noite as discussões do III Encontro de Gestores Públicos do Esporte, realizado pela Secretaria Estadual do Esporte e do Turismo (SEET) e Sanepar, em Campo Mourão, região Centro-Oeste do Paraná. O evento, que tem ainda o apoio do Conselho Regional de Educação Física (CREF), Sindicato Rural de Campo Mourão, Faculdade Integrado, Unespar e prefeitura de Campo Mourão, reuniu representantes de 226 municípios. Os números são parciais.
Durantes a abertura do encontro, o secretário de Esportes de Campo Mourão, Ricardo Echelmeier, lembrou que, apesar de o momento ser de dificuldades financeiras, não é hora de reduzir o ritmo de trabalho. “O esporte é feito de desafios”, ressaltou. Opinião compartilhada pelo presidente do CREF, Antônio Branco. “Os secretários têm o dever e a obrigação de se capacitar através dos projetos de leis de incentivo ao esporte, de experiências bem sucedidas", disse. “Verbas existem. (…) Daqui vocês sairão com grandes portas abertas para várias oportunidades de gerenciar melhor o esporte paranaense”, assegurou.
Chefe da regional da Sanepar de Campo Mourão, Edson Lima destacou a importância das parcerias entre os níveis de governo, instituições e iniciativa privada. “Estendemos também nossa parceria e reconhecimento pelo trabalho dedicado ao esporte no Paraná”, comentou. Edgar Hubner, gerente de Juventude e Infraestrutura do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), lembrou o desafio que serão as Olimpíadas 2016. “Fortalecendo o esporte, o profissional de educação física, capacitando os gestores e os professores, teremos melhores representações internacionais”, afirmou.
O secretário do Esporte e do Turismo, deputado estadual Douglas Fabrício, ressaltou o alcance e a importância do encontro. “Queremos destacar a aproximação da secretaria com os municípios e gestores do esporte”, garantiu. “Esporte é competição, mas apenas dentro das quadras. Fora delas, acontece a união, a parceria “, concluiu.
Descontração
O diferencial da noite de abertura do III Encontro de Gestores foi a apresentação do humorista Beto Pires, momento de descontração para os participantes. Nesta sexta-feira, durante todo o dia, os gestores participam de diversas atividades, como palestras, câmaras temáticas e debates sobre leis de incentivo.