As frutas colhidas pelos pequenos agricultores de Corumbataí do Sul e municípios vizinhos reforçam a merenda escolar de 2,5 mil escolas estaduais e conveniadas do Paraná. “O governo estadual atendeu nossa reivindicação e a região participa do programa de Merenda Escolar”, enfatizou o deputado estadual Douglas Fabrício (PPS), ao lembrar que já no início do mandato foi procurado pela diretoria da Cooperativa Agroindustrial de Corumbataí do Sul (Coaprocor) para interceder junto ao governo.
A parceria da cooperativa com o governo proporcionou a criação de novos empregos e a renda dos pequenos agricultores aumentou. “O fato de estarem organizados na cooperativa e oferecerem produtos de qualidade facilitou essa parceria”, analisa o parlamentar, que também atuou para que a cooperativa conseguisse viabilizar um financiamento de R$ 1 milhão junto ao BRDE para compra de equipamentos e modernização do processo industrial.
Segundo o presidente da Coaprocor, Gerson Rodrigues da Cruz, hoje a cooperativa produz cerca de 70 mil quilos de frutas e polpas por mês. “Tivemos um avanço de mais de 60% nos preços dos produtos e isso dá mais segurança para os pequenos agricultores. Quando iniciamos a cooperativa, o único produto comercializado era o maracujá. A compra dos produtos pelo Governo do Estado abriu um leque de diversificação para novas culturas e por isso somos muito gratos ao trabalho do deputado Douglas, que foi fundamental para viabilizar essa parceria”, disse Gerson.
AVANÇOS – Em 2014, o Governo do Paraná já comprou R$ 47 milhões de alimentos de pequenos produtores. O Estado é o único do Brasil que supera a meta de comprar 30% de produtos da agricultura familiar para a merenda. Atualmente, 50% dos produtos servidos nas escolas estaduais são da agricultura familiar.