CPI do Pedágio fez audiência pública em Jacarezinho
Os deputados que compõem a CPI do Pedágio da Assembleia Legislativa estiveram em Jacarezinho nesta quinta-feira (19), onde comandaram uma audiência pública na Câmara de Vereadores. O encontro lotou o plenário do Legislativo Municipal, onde a população teve a oportunidade de manifestar-se, assim como receber informações atualizadas do andamento das investigações. A reunião, presidida pelo deputado Nelson Luersen, teve a participação dos deputados Douglas Fabrício (relator), Adelino Ribeiro, Kleiton Kielse e Péricles de Melo.
Várias informações repassadas pelos que se manifestaram foram anotadas pelo relator da CPI, deputado estadual Douglas Fabrício (PPS). Foi a primeira audiência descentralizada da CPI e Jacarezinho foi escolhida em razão da situação polêmica que envolve a praça de pedágio no município.
“Aqui já existe um questionamento judicial desde a implantação da praça de pedágio, envolvendo localização, impacto ambiental e valores da tarifa”, explicou o relator, que também recebeu reclamações da população sobre distribuição de vale pedágio sem critérios na cidade e até mesmo de cobranças irregulares.
O procurador da República, Diogo Castor de Matos, foi um dos convidados a expor sobre a situação de Jacarezinho. Ele frisou que o Ministério Público Federal mantém na Justiça Federal uma ação civil pública desde 2006 com objetivo de declarar a nulidade da cláusula que instituiu a praça de pedágio no município.
"Por si só a praça ali já é crime ambiental, está totalmente irregular e não achamos justo que ela permaneça ali", afirmou Carlos Roberto Dellarosa, presidente do Sindicato dos Transportadores Autônomos de Londrina e Região. Todos os depoentes destacaram o trabalho da CPI, enaltecendo a iniciativa dos deputados em favor da população.