CPI aprova requerimento de Douglas sobre receita bruta das concessionárias
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Pedágio aprovou por unanimidade, nesta terça-feira (03), requerimentos do relator, deputado estadual Douglas Fabrício (PPS), sobre detalhes da receita bruta do período de concessão e número de óbitos nas rodovias do Estado.
Douglas também é autor dos requerimentos para as oitivas do secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, José “Pepe” Richa Filho; dos presidentes da Federação das Transportadoras de Cargas do Paraná (Fetranspar), Sérgio Malucelli; e do Sindicato dos Caminhoneiros do Paraná, Laertes José Freitas, também aprovados nesta sessão.
Na próxima sessão, a comissão deve ouvir três procuradores que estiveram à frente da Procuradoria Geral do Estado: Sérgio Botto de Lacerda, Jozélia Nogueira e Julio Cesar Zem. “Os procuradores devem explicar o que foi realizado em relação ao pedágio, porque me parece que o Estado poderia ter feito mais, como uma intervenção diferente daquela proposta nos últimos anos”, ressalta Douglas.
A comissão também aprovou solicitação, em caráter de urgência ao Tribunal de Contas, de auditorias nos trechos que ainda não sofreram análise do órgão. O TC já realizou auditorias nos trechos administrados pelas concessionárias Viapar e Ecocataratas, que deixaram de investir, juntas, de acordo com informações divulgadas pelo órgão em maio, cerca de R$ 1 bilhão. “O Tribunal de Contas tem estrutura para nos ajudar e já tem um trabalho pronto sobre alguns trechos”, justificou o parlamentar.
O deputado estadual Péricles de Mello (PT) apresentou na sessão de hoje um estudo técnico do processo de implantação do pedágio, que apontou desequilíbrio entre a receita bruta das empresas e o retorno em investimentos.
Rodrigo Morosini – Assessoria de Imprensa – Deputado Estadual Douglas Fabrício
Foto: Sandro Nascimento (Divulgação Alep)