O deputado estadual Douglas Fabrício e representantes da Cooperativa Agroindustrial de Produtores de Corumbataí do Sul (Coaprocor) conseguiram do superintendente de Desenvolvimento Educacional, Jaime Sunye Neto, o compromisso de aumentar a compra de produtos da agricultura familiar para a merenda escolar, além do mínimo previsto em lei.
“Nossa orientação é aumentar a participação da agricultura familiar. Estamos identificando as escolas que necessitam de freezers adequados à conservação desta produção e buscando, inclusive, apoio de outras secretarias, como da Infraestrutura, para melhorar a logística do fornecimento”, afirmou o superintendente, que sinalizou com aumento do percentual de produtos da agricultura familiar na merenda escolar já no próximo semestre.
A lei 11.947/09 determina que, pelo menos, 30% dos alimentos que compõem a merenda escolar venham da agricultura familiar. “Graças ao trabalho do gabinete do deputado Douglas, nós temos a garantia de que iremos fornecer mais já a partir de setembro”, ressaltou o presidente a Coaprocor, Gerson Rodrigues da Cruz.
Apenas a Coaprocor reúne agricultores de 20 municípios – ou cerca de 820 famílias – da região de Corumbataí do Sul. A cooperativa é um exemplo de organização voltada à agricultura sustentável. Além de ser composta essencialmente por pequenos produtores, a Coaprocor &eaceacute; certificada por selos que garantem a produção sustentável como Fairtrade, Ecocert e Desenvolvimento Regional Sustentável (DRS).
O encontro com o superintendente contou ainda com a presença do presidente do Conselho Estadual de Alimentação Escolar, George Luiz Alves Barbosa; do 1º secretário da Coaprocor, Olavo Aparecido Luciano e representantes da Secretaria de Estado da Educação.