Curitiba 09/04/13 – O deputado estadual Douglas Fabrício participou, nesta terça-feira (09), da audiência pública que debateu cumprimento da Emenda nº 29, que prevê os percentuais mínimos de aplicação em saúde por parte da União, Estados, Municípios, e o reajuste na tabela de procedimentos médicos por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).
O encontro foi promovido pela Comissão de Saúde Pública da Casa e pela Federação das Santas Casas de Misericórdia e Hospitais Filantrópicos do Paraná (Femipa) e faz parte da mobilização para que o governo federal direcione ao menos 10% dos recursos do orçamento para a saúde.
“Apoiamos esse movimento nacional porque sabemos como é difícil um hospital se manter, principalmente nos pequenos municípios”, afirmou Fabrício que é presidente da Frente Parlamentar da Saúde de Apoio às Santas Casas de Misericórdia.
Douglas criticou o modelo que diminui a participação do governo federal nos repasses e ressaltou que a Frente Parlamentar pode auxiliar na mobilização para mudança no modelo de repasses. “Temos este instrumento para auxiliar a Comissão de Saúde, com o apoio de diversos parlamentares. Não tenho dúvidas que a Frente poderá ajudar neste movimento para pressionar a União para mais recursos para o Paraná”, disse Fabrício.