Lideranças políticas e do meio acadêmico reunidas nesta sexta-feira (15), na Comcam, avalizaram a proposta do deputado estadual Douglas Fabrício (PPS), de continuar a defender que a sede da reitoria da futura universidade estadual (Unespar) seja em Campo Mourão. A mobilização, proposta pelo deputado, foi motivada pela decisão do governador Beto Richa em levar a sede da reitoria para Paranavaí, contrariando deliberação do Conselho Universitário, que pelo voto havia escolhido Curitiba.
A reunião, comandada pelo deputado, contou com a presença de ex-diretores da Fecilcam, do presidente da Comcam e prefeito de Boa Esperança, Cláudio Gotardo, do presidente da Acicam, Ivan Marcelo Chiroli, da prefeita de Campo Mourão, Regina Dubay, dos vereadores Pedrinho Nespolo, Sidnei Jardim, Elvira Schen Lima, Olivino Custódio, Toninho Machado e Edilson Martins, que também representou a deputada Marla Tureck, entre outras lideranças.
“O projeto que cria a universidade terá que passar pelo voto dos deputados. Por isso quis consultar as lideranças para saber se estão de acordo com a posição que defendo desde o início de que a sede seja em Campo Mourão. Nesta reunião obtivemos esse apoio para tentar modificar esse projeto e vamos mobilizar nossas lideranças para conversar novamente com o governador sobre esse assunto, conforme já disse a ele quando visitou Campo Mourão no dia seguinte após anunciar a reitoria para Paranavaí”, observou o deputado, ao acrescentar que as conquistas para a região estão acima de diferenças ideológicas e partidárias.
“Apóio incondicionalmente essa bandeira levantada pelo deputado Douglas porque a nossa região já ficou de fora de muitos benefícios por falta de mobilização política. Essa luta é viável e estamos juntos”, disse o presidente da Comcam, Cláudio Gotardo. A prefeita Regina Dubay disse que a região não pode perder com essa decisão-prévia do governador e também manifestou apoio à mobilização.