Pular para o conteúdo

dezembro 4, 2012

Aumento de taxas de cartórios prejudica população e constrange deputados, diz Douglas

O deputado estadual Douglas Fabrício (PPS) criticou nesta terça-feira (4), na Assembléia Legislativa, o anteprojeto que pretende reajustar as custas judiciais e os valores cobrados em cartórios extrajudiciais.

“Não dá mais para votar aumentos aqui na Assembléia. Isso constrange os deputados porque a população trabalha quatro meses só para pagar impostos. Não podemos dar ao povo paranaense esse presente de natal”, afirmou.

Durante o discurso, o deputado pediu ao presidente da Alep, Valdir Rossoni, que o anteprojeto não entre em pauta antes da realização de audiências públicas para discutir os reajustes. Douglas lembrou que a Alep tem feito um esforço grande para economizar recursos e devolvê-los ao governo para que sejam investidos em programas no interior do Estado. E que não seria justo conceder aumentos sem antes conhecer os reais custos dos cartórios.

A pedido de Douglas, Rossoni adiantou que o projeto não será votado “no afogadilho” e que não entra em pauta pelos próximos seis meses.

Douglas também comparou os aumentos (que variam de 37,25% a 1.125%) com o IPCA, índice que mede a inflação no país. Em 2010, ele foi de 5,91%. Em 2011, chegou a 6,50% e, em 2012, a expectativa dos economistas é que não ultrapasse 5,42%.

“O menor aumento pedido pelos cartorários é duas vezes maior que a inflação do período. Isso demonstra que os reajustes estão absolutamente fora da realidade”, garantiu.

Capacidade produtiva do Paraná se deve ao aperfeiçoamento dos agricultores, diz Douglas

O deputado estadual Douglas Fabrício (PPS) participou nessa segunda-feira (3), em Curitiba, do Encontro de Encerramento do Programa Empreendedor Rural 2012. O evento, criado pelo SENAR-PR, FAEP em parceria com o Sebrae-PR e Fetaep, reuniu cerca de 4,5 mil pessoas de todo o Estado. 

Entre eles, empreendedores, líderes rurais, jovens agricultores aprendizes, participantes do Mulher Atual, presidentes e diretores dos sindicatos patronais e de trabalhadores rurais de todo o estado, bem como diretores e colaboradores do Sistema FAEP, Sebrae-PR e Fetaep.

“O agronegócio é responsável por cerca de um terço das exportações brasileiras e por um saldo na balança comercial próximo a 80 bilhões de dólares. O Paraná é um dos líderes nesse setor. E isso se deve diretamente ao esforço e à capacidade dos nossos agricultores, que a cada ano buscam o aperfeiçoamento e o aumento da produtividade”, afirmou o deputado.

Doze empreendedores rurais foram premiados durante o evento, que está completando dez anos.  Ao longo deste período, 18,5 mil produtores rurais concluíram os módulos do programa que estimulam as habilidades do produtor e desenvolvem as competências empreendedoras para atuação em atividades econômicas, políticas e sociais sustentáveis. Só em 2012 foram 84 turmas com 1049 pessoas que concluíram o curso.