Pular para o conteúdo

novembro 27, 2012

Douglas quer fóruns do Paraná livres de armas de fogo

 O deputado estadual Douglas Fabrício (PPS) quer que os fóruns de todo o Paraná deixem de estocar armas de fogo. Nesta terça-feira (24), a Assembléia Legislativa aprovou uma indicação do deputado que sugere que o Tribunal de Justiça e a Secretaria de Segurança Pública (Sesp) formalizem uma parceria para discutir o problema e encontrar locais mais apropriados para o armazenamento.    

“Hoje os 160 fóruns do Paraná são responsáveis pela guarda de cerca de 17 mil armas. E a maioria deles não oferece a segurança necessária para abrigar esse verdadeiro arsenal”, explica o deputado.   

Em março passado, após arrombamento do Fórum da Comarca de Peabiru, de onde foram levadas 37 armas, o deputado fez um pronunciamento na Assembléia Legislativa alertando sobre o problema. 

Ontem ele lembrou o roubo ocorrido no domingo no Fórum de Colombo, na Região Metropolitana, de onde foram levadas 296 armas de diversos calibres. E ressaltou que crimes semelhantes já forma registrados em Bocaiúva do Sul, Rio Branco do Sul, São José dos Pinhais e em Piraquara.

  O armamento serve como provas em inquéritos judiciais e só pode ser destruído após a conclusão da ação e com ordem judicial.  

O parlamentar também lembrou que centenas de pessoas vão até os fóruns todos os dias. E que o acúmulo deste tipo de material nestes locais coloca a vida das pessoas em risco. “Além disso, as armas roubadas voltam para as ruas e vão alimentar as quadrilhas e os marginais, o que agrava ainda mais a segurança pública no estado”, afirmou.

Cohapar assina contratos para novas moradias em Nova Cantu

 Mais 42 famílias de Nova Cantu vão realizar o sonho da casa própria. Nesta terça-feira (27), será realizada a assinatura de contratos com os mutuários, numa parceria que envolve a Cohapar, município e Caixa. O evento acontece no Centro de Convivência da Terceira Idade, a partir das 16 horas. O valor do investimento é de R$ 1,3 milhão e o prazo de execução é de oito meses. O deputado estadual Douglas Fabrício (PPS), autor das solicitações junto ao governo do Estado, destaca a importância do projeto de habitação popular. “Fiquei feliz quando fui comunicado do atendimento desse nosso pedido, assim como de tantos outros na região. O governo Beto Richa, através do secretário Mounir e sua equipe, de fato demonstra preocupação em realizar o sonho da casa própria para essas famílias”, enfatiza o parlamentar.Segundo o chefe regional da Cohapar, Ricardo Widerski, ainda nesta terça-feira serão assinados em Nova Cantu contratos do programa Sub-50 do Ministério das Cidades para construção de mais 15 unidades voltadas a famílias com renda mensal de até R$ 1,6 mil. Também estão em andamento no município 19 unidades rurais do programa Morar Bem Paraná (com previsão de entrega para janeiro) e o Moradias Nova Cantu II, com 24 unidades (58% das obras concluídas).